Por meio de nota oficial, presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, anunciou neste sábado (13) como fica o comando estadual da poderosa sigla
Fim da novela. E o capítulo final é feliz para Felipe Rigoni. Após semanas de tensão interna e disputa velada entre ele e Marcelo Santos pelo comando estadual do União Brasil, a direção nacional enfim se pronunciou sobre a situação do partido no Espírito Santo. Em nota oficial, divulgada neste sábado (13), o presidente nacional da legenda, Antônio de Rueda, declarou que o partido segue sob a liderança de Rigoni no Espírito Santo.
A nota não deixa dúvida: Rigoni segue prestigiado pela cúpula nacional e bancado no cargo pelo próprio Rueda. O comunicado põe um fim definitivo às intensas especulações de que o presidente da Assembleia Legislativa, filiado ao União na semana passada, poderia ser designado pela Executiva Nacional para assumir a presidência estadual do poderoso União no lugar de Rigoni.
Ao mesmo tempo, Rueda fez questão de prestigiar Marcelo, afirmando que a direção nacional do União celebra sua chegada, a qual, segundo ele, fortalecerá o partido no Estado e ajudará a impulsioná-lo a "novos patamares de sucesso e representatividade".
A mensagem também contém algumas "entrelinhas" importantes. Rueda afirma que "a Direção Nacional também está desenvolvendo uma série de ações nos estados, com especial atenção ao Espírito Santo, para garantir resultados significativos não apenas nas eleições de 2024, como também no pleito de 2026".
Para bom entendedor, o dirigente máximo do União Brasil está a dizer que a cúpula nacional vai observar com lupa o desempenho do partido nas urnas, em solo capixaba, nas eleições municipais de outubro – particularmente, a performance de Rigoni como presidente estadual. Nas eleições gerais de 2022, já sob a liderança de Rigoni, o partido obteve no Estado resultados muito pouco expressivos, bem aquém daqueles alcançados em âmbito nacional.
Leia abaixo, na íntegra, a nota de Antônio de Rueda que dá um desfecho ao imbróglio:
A Direção Nacional do União Brasil celebra o grande momento vivido pelo partido no Espírito Santo. A chegada do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos, reforça e amplia a articulação política no estado, consolidando ainda mais a nossa presença e influência na região.
Sob a liderança de Felipe Rigoni, o União Brasil está se preparando para alcançar um expressivo número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de outubro deste ano. Este movimento estratégico visa fortalecer as bases do partido e garantir uma gestão pública eficiente e comprometida com os interesses da população capixaba.
Estamos confiantes de que, com a chegada de Marcelo Santos, o União Brasil continuará a crescer e se consolidar como força política relevante, capaz de promover mudanças positivas e duradouras para a sociedade. A experiência e a liderança de Marcelo Santos serão fundamentais para impulsionar o partido a novos patamares de sucesso e representatividade.
A Direção Nacional também está desenvolvendo uma série de ações nos estados, com especial atenção ao Espírito Santo, para garantir resultados significativos não apenas nas eleições de 2024, como também no pleito de 2026. Este planejamento de longo prazo reflete o compromisso do União Brasil com a construção de um futuro político sólido e promissor para o país.
Antonio de Rueda, presidente nacional do União Brasil
Em sua conta oficial no Instagram, o União Brasil também saudou a filiação de Marcelo Santos:
"Com a experiência de seis mandatos de deputado estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, chega para contribuir no crescimento e fortalecimento do União Brasil no Espírito Santos e no Brasil! Seja bem-vindo!"