Os telefones serão devolvidos durante uma cerimônia no Salão Tiago, no Palácio Anchieta
Mais de 200 celulares com restrição de furto e roubo serão devolvidos aos donos nesta quarta-feira (7). Os aparelhos foram recuperados por meio do "Projeto Recupera", da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Os telefones serão devolvidos durante uma cerimônia no Salão Tiago, localizado no Palácio Anchieta, sede do governo do Estado, no Centro de Vitória, às 10h. Os celulares recuperados fazem parte da primeira fase do projeto.
Como funciona o projeto
Em entrevista coletiva realizada em 23 de julho, o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, afirmou que, a partir daquela semana, 600 mensagens seriam enviadas para pessoas que estão com celular fruto de furto ou roubo no Estado, como a primeira parte do projeto.
"Vamos mandar para a pessoa que comprou um telefone que antes foi furtado ou roubado. É uma oportunidade que a polícia vai dar para as pessoas que compraram um telefone de boa-fé de comparecer em uma delegacia para devolver o telefone de forma voluntária", disse o secretário.
Mas é destacado que para que esse processo ocorra de maneira correta, é necessário que, assim que a vítima tenha um celular roubado ou furtado, registre um boletim de ocorrência com IMEI do aparelho.
A Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) fica localizada na caixa do aparelho telefônico. Além disso, pode ser consultada ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
Com esses dados, a Polícia Civil será capaz de solicitar para a operadora dados sobre a localização e identificação do atual usuário. Com isso, é possível intimação.
2º A polícia solicita à operadora dados (em lote) sobre a localização e identificação do atual usuário.
3º Intimações (em lote) são disparadas por meio de rede social aos atuais usuários.
4º O usuário atual comparece na delegacia e devolve o aparelho.
5º O aparelho recuperado é devolvido para a vítima.
6º Serão realizadas operações em locais de comércio de aparelhos roubados.
Veja orientações para quem foi intimado para a devolução
O cidadão convocado a entregar o aparelho celular deverá portar um documento de identificação com foto.
"A PCES não solicitará a entrega do aparelho em qualquer lugar que não seja suas delegacias ou distritos, nem pedirá que o aparelho seja entregue a terceiros como motoboys, motoristas de aplicativos ou outros tipos de serviços de entrega", orienta a Polícia Civil.