Turismo Projetos e ações

Governo do Estado entrega projetos e ações para incremento do turismo capixaba

Por Regional ES

31/03/2022 às 06:47:18 - Atualizado há

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou importantes entregas e anúncios para o turismo capixaba.Uma solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta quarta-feira (30), marcou o anúncio dessas ações. Foram lançados o produto "Cafés Especiais Turísticos do Espírito Santo" e o novo Mapa do Turismo, além da divulgação dos empreendimentos selecionados que vão receber a consultoria em Turismo de Experiência, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). No evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, também assinou o Projeto de Lei que prevê a doação do prédio do antigo Hotel Imperador para a Prefeitura de Domingos Martins.

THOMAZINE

Também foi anunciada a realização da Feira dos Municípios do Espírito Santo, que vai acontecer entre os dias 19 e 23 de maio, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Em sua fala, Casagrande destacou a importância do setor do turismo para o Espírito Santo. "Estive em São Paulo nesta semana e uma pessoa veio me contar que veio conhecer a região do Caparaó, pois é apaixonada pelos cafés da região. O turismo forma uma marca do Estado. Nossa paisagem é linda, nossa riqueza natural é maravilhosa e nossa culinária é outro atrativo. Turismo tem a ver com cultura, meio ambiente e infraestrutura. Por isso que o Espírito Santo foi o segundo estado que mais investiu em infraestrutura no Brasil", afirmou. O governador prosseguiu: "Vamos seguir trabalhando as ações do governo de forma integrada. Quando fazemos investimentos, é preciso pensar em todas as áreas. Muitas pessoas viajam somente para locais que têm boa estrutura de saúde, boas estradas e uma boa culinária. Por isso trabalhamos sempre o turismo de forma integrada".

EntregasAtendendo à demanda do mercado produtivo, a Setur e gestores municipais de turismo reuniram, em formatoe-book, uma seleção de empreendimentos que estão organizados para receber turistas, não só para degustar o café especial capixaba, mas para que vivenciem as etapas de produção deste produto que é destaque nacional pela qualidade. "Hoje foi um dia muito especial. Fizemos entregas que são resultado da integração do Governo com as prefeituras e o setor produtivo. Lançamos esta seleção de empreendimentos, uma demanda das agências de viagens nacionais, com o objetivo de inserir nos roteiros comercializados para nosso Estado estes espaços, atraindo para o Espírito Santo turistas interessados em conhecerem não só o café, mas todas as suas etapas de produção", frisou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. A secretária anunciou que 60 empreendimentos turísticos com vocação para a oferta de Turismo de Experiência vão receber uma consultoria da Setur e do Sebrae, visando à criação de novos produtos. "A partir de atrativos e potenciais turísticos já existentes, aumentando a oferta e potencializando a experiência do turista no nosso Estado.

Essa ação atende à demanda do setor que, cada vez mais, busca roteiros que dão aos turistas a oportunidade de uma vivência diferenciada nos destinos", complementou. Foram selecionados empreendimentos nas diferentes Regiões Turísticas, abrangendo Cafés Especiais; Cervejas Artesanais; Produtos do Agroturismo; Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas; Observação de Aves e Turismo Religioso. Ainda em parceria com o Sebrae, foi anunciada a integração do eixo turístico no Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae-ES. O programa está em 77 municípios do Espírito Santo e, com a inserção desse eixo,será trabalhada a estruturação da gestão e da governança para o Turismo, além do direcionamento estratégico.

OportunidadeBuscando a qualificação da mão de obra na prestação de serviços ao turista, a Secretaria de Turismo anunciou 860 vagas em cursos de capacitação. Os treinamentos vão priorizar os eixos de gastronomia, guiamento e hotelaria. Para fortalecer ainda mais o setor,o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma, lançou o Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, para o qual serão ofertadas em breve cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.Mapa do TurismoResultado do trabalho da Secretaria de Turismo, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), com os gestores municipais,o novo Mapa do Turismo conta com 67 municípios, 13 a mais que a edição anterior. Além disso, pela vocação que tem, o município de Alfredo Chaves passa a compor a região Turística Montanhas Capixabas. Ao todo, o Espírito Santo conta com dez regiões turísticas.Hotel ImperadorO Projeto de Lei que prevê a doação do prédio histórico onde funcionou o Hotel Imperador, na sede de Domingos Martins. A doação ao Município vai permitir maior autonomia da gestão local na busca de propostas que conjuguem a preservação e a manutenção do uso público e cultural do bem tombado, com o aproveitamento de todo o potencial turístico do imóvel.

Casa do Artesão no Saldanha da GamaEm parceria coma Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes),a Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha da Gama) vai contar com um espaço para o artesanato capixaba, que será instalado na área externa térrea da edificação e será integrado à praça do Forte. A "Casa do Artesão" vai integrar o atrativo turístico que,além de sediar futuramente a Secretaria de Turismo, contará com museu, restaurante e cervejaria.Concurso Intervenção Artístico-UrbanaDurante o evento, foi apresentado o painel vencedor do concurso para a execução de Intervenção Artístico-Urbana na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. A proposta vencedora implantada vai receber como prêmio o valor de R$ 180 mil. O painel vencedor, denominado "Espírito Santo - terra de encantos", foi criado pelo coletivo Locomotipo, formado pelos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexsandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta.Cidade AdministrativaAinda durante o evento, a secretária Lenise Loureiro apresentou os resultados do projeto Cidade Administrativa, no Centro de Vitória, contemplado no Plano Estratégico do Governo do Estado.

O objetivo do projeto é concentrar no Centro da Capital o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização da região. Já estão na região central da Capital as sedes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Rede Abraço, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi). Para o ano de 2022, a previsão é de que sejam instalados no Centro de Vitória a Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), o Hub Criativo, da Secretaria da Cultura (Secult), e a Secretaria de Turismo (Setur) na Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha).

O Governo do Estado trabalha ainda para que, em 2023, a Rádio Espírito Santo seja transferida para o Teatro do Centro Cultural Carmélia, com a TV Educativa (TVE-ES), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) se instale no Edifício Valia. Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Fabricio Noronha (Cultura) e Marcelo Calmon (Gestão e Recursos Humanos); o prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; o deputado estadual José Esmeraldo; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; além de dirigentes de autarquias e lideranças do setor do turismo.

Fonte: (Assessoria de Comunicação do Governo)

Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES