Levantamento do Ipec, encomendado pela Rede Gazeta, foi divulgado nesta segunda-feira (09)
Pela segunda semana seguida, Lucas Scaramussa (Podemos) continua liderando em todos os cenários as pesquisas eleitorais para a prefeitura de Linhares. Nesta segunda-feira (09) foi a vez do Ipec, a pedido da Rede Gazeta, revelar a preferência dos eleitores do município.
De acordo com o levantamento mais recente, a chapa formada por Lucas Scaramussa e Franco Fiorot (União Brasil) aparece com 45% das intenções de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados. Na sequência surgem Bruno Marianelli (Republicanos), com 31%, Maurinho Rossoni (PL), com 8%, e Galego (PT), 4%. Observando a margem de erro da pesquisa, de 4% para mais ou para menos, Maurinho e Galego estão tecnicamente empatados.
Continuando no cenário estimulado, 7% dizem que votarão em branco ou anularão o voto, enquanto outros 7% não decidiram em quem votar ou não responderam ao levantamento.
Em outro cenário, o espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são informados aos entrevistados, 30% citam Lucas Scaramussa, seguido por Marianelli, com 20% das menções. Em terceiro e quarto, respectivamente, estão Rossoni (4%) e Galego (1%). A maioria (34%) diz que não sabe ou prefere não opinar, enquanto 9% afirmam que votarão em branco ou nulo e 2% citam outros nomes.
Rejeição
O Ipec questionou os linharenses sobre os candidatos que não votariam de jeito nenhum. Neste cenário, Galego surge em primeiro, com 46% das menções. Maurinho foi citado por 25% dos entrevistados e Marianelli por 20%. Lucas tem o menor índice de rejeição, com 11%.
Metodologia
A primeira rodada da pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral em Linhares, contratada pela Rede Gazeta, entrevistou 600 eleitores do município entre os dias 6 e 8 de setembro. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES?05842/2024.
Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica.