A nova cor serve como um "siga em frente", e segundo pesquisadores deve reduzir o tempo em que os carros ficam parados e diminuir o tempo de viagens.
Além do vermelho, verde e amarelo, os semáforos, dispositivos fundamentais para organizar o sistema de trânsito nas cidades, poderão ganhar uma nova cor para instruir os motoristas e pretende facilitar a interação entre os veículos, a cor branca.
A proposta desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pretende tornar a condução de carros autônomos em cruzamentos mais segura e eficiente, além de reduzir o tempo em que os carros ficam parados e diminuir o tempo de viagens.
A nova cor serve como um "siga em frente", entretanto, se um carro autônomo parar, o motorista de carro convencional também deve parar. Assim, a nova cor é estudada para facilitar a comunicação entre os veículos.
Em alguns países, essa instrução já é realidade. Em Madri, por exemplo, a cor branca nos semáforos já foi instalada para testes, apesar de não ser prevista a utilização a curto prazo. Mesmo assim, as cores atuais vão ser mantidas.
Vale lembrar que o vermelho significa a proibição de ultrapassagem, o amarelo de atenção e o verde para avançar.