A operação contra o abuso sexual infantil acontece em todo o Brasil, e no Espírito Santo dois indivíduos foram presos em flagrante
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. A operação ocorre em todo o Brasil, e no Espírito Santo foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de dois indivíduos.
No total, 141 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos simultaneamente em todas as unidades da federação, com o apoio das Polícias Civis estaduais, incluindo o ES. A operação conta com a Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, e visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas.
A Operação Terabyte envolve mais de 750 policiais federais e tem o apoio da Agência de Investigação Interna dos EUA (HSI). O nome "Terabyte" faz referência à grande capacidade de armazenamento de dados, uma alusão ao volume de material ilícito que esses criminosos mantêm.
Desde dezembro de 2023, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão em operações semelhantes, reforçando seu compromisso no combate a esse tipo de crime. No Espírito Santo, as ações reforçam a importância da colaboração entre as polícias federal e estadual para garantir a proteção das crianças e adolescentes.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar as atividades dos filhos no ambiente virtual e físico, destacando que a prevenção é essencial para garantir a segurança dos menores.