A três dias das eleições, candidato do Podemos aparece em primeiro em todos os cenários
Lucas Scaramussa lidera em todos os cenários a disputa à Prefeitura de Linhares, é o que aponta a mais recente pesquisa eleitoral Ipec, contratada pela Rede Gazeta e divulgada na noite desta sexta-feira (04).
Com 55% dos votos válidos, Scaramussa avançou 3 pontos percentuais em relação ao levantamento apresentado pelo Ipec no dia 09 de setembro. Em segundo lugar aparece Bruno Marianelli (Republicanos), com 38%, seguido por Maurinho Rossoni (PL) com 7%.
A três dias das eleições, o candidato do Podemos se mantem na preferência dos eleitores da cidade e segue ampliando e consolidando as intenções de votos. De acordo com o Ipec, 83% dos entrevistados garantiram já terem definido o candidato.
A pesquisa Ipec tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi realizada entre os dias 02 e 04 de outubro, com 600 moradores de Linhares entrevistados presencialmente. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo nº ES-01340/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Pesquisa espontânea
O Ipec pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Neste cenário Lucas Scaramussa teve o maior avanço. Em setembro, foi mencionado por 30% das pessoas, e na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (04) foi lembrado por 45% dos entrevistados.
Bruno Marianelli foi citado por 28% dos moradores e Maurinho Rossoni por 5%.
Pesquisa estimulada
No cenário estimulado, Lucas Scaramussa avançou 4 pontos percentuais, se comparado à pesquisa de setembro, chegando a 49% das intenções de voto. Marianelli aparece agora com 34% e Maurinho com 6%.
Declararam intenção de votar em branco ou nulo somam 5% dos entrevistados; e 6% ainda estão indecisos.
Rejeição
Os números do questionário a respeito dos candidatos que o eleitor não votaria de jeito nenhum também são favoráveis a Lucas Scaramussa, que apresenta a menor rejeição, com 11%. Maurinho Rossoni foi citado por 50% dos entrevistados e Marianelli por 22%.