Polícia Ministério Público Eleitoral

MP pede cassação de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá e quer nova eleição

Por Regional ES

12/10/2024 às 05:22:35 - Atualizado há
Ronan Fisioterapeuta pode ficar inelegível - Foto: divulgação

O Ministério Público Eleitoral do Espírito Santo, por meio do promotor Jefferson Valente Muniz, apresentou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Ronan Zucoloto Souza Dutra (Ronan Fisioterapeuta) e seu vice, Rafael Bozani Pimentel, ambos do Partido Liberal (PL), acusando-os de abuso de poder econômico e uso indevido de veículos de comunicação durante as eleições municipais em Santa Maria de Jetibá.

De acordo com a denúncia, uma pesquisa eleitoral falsa foi divulgada no dia das eleições por meio de grupos de WhatsApp, induzindo eleitores a acreditarem que o candidato estava liderando a disputa com ampla vantagem. A pesquisa, que foi manipulada, teria influenciado diretamente o resultado do pleito, que acabou com uma vitória apertada de apenas 63 votos de diferença para o segundo colocado, Hans Dettmann, do Republicanos.


THOMAZINE

O promotor conta que ele recebeu a denúncia de que estava circulando uma pesquisa falsa e ele foi até o Tribunal Regional Eleitoral verificar, constatando, assim, que se tratava de uma pesquisa inexistente. "A pesquisa falsa estava no grupo de whatsapp do qual o prefeito era o administrador. E ele foi avisado pelo MP ao meio-dia. Fui eu que entrei em contato com ele e ele fingiu que desconhecia a pesquisa. Ele tem responsabilidade total", mencionou o promotor.

O Ministério Público solicita a cassação dos registros de candidatura de Ronan e Rafael, bem como a decretação da inelegibilidade de ambos por oito anos. Além disso, pede que novas eleições sejam realizadas na cidade. A AIJE sustenta que essas ações são exemplos claros de como o uso abusivo dos meios de comunicação e do poder econômico pode corromper o processo democrático e prejudicar a legitimidade do resultado eleitoral.

"O candidato vai ter sérias dificuldades de se livrar da multa e da inelegibilidade. A população capixaba já não aguenta mais fake news. A ministra Carmen Lúcia, em sua posse, fez um discurso veemente sobre a necessidade de combatermos essa nova corrupção que são as fake news, que é o abuso de poder econômico. Eu tenho total confiança na Justiça de que esse tipo de abuso não vai ser permitido sob a pena de descredibilidade do processo eleitoral", enfatizou o promotor eleitoral.

Ronan e Rafael venceram as eleições em Santa Maria de Jetibá com 9.074 votos (37,74% dos votos válidos). Em segundo lugar ficaram Hans Dettmann e Joelio Abeldt, com 9.011 votos (37,48% dos votos válidos).

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES