O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com a proposta de compilar, produzir e divulgar informações agrometeorológicas, meteorológicas e climatológicas, entre outras funcionalidades, estreia uma plataforma, oriunda de projeto de pesquisa, que permite obter dados e informações em tempo real.
Trata-se do Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes). Por meio desse sistema, é possível acessar dados, por exemplo, referentes à temperatura do ar, chuva, umidade relativa do ar, balanço hídrico e risco de incêndio, com registros atualizados em intervalos que variam de 15 minutos a uma hora. Isso permite um monitoramento preciso e contínuo das condições do tempo no Estado. Acesse aqui.
O Satdes pode ser considerado uma inovação pelo fato de ser o primeiro banco de dados meteorológico do Estado. "O sistema recebe, trata e disponibiliza, em tempo real, dados do Incaper, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/ES) e Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA). Anteriormente, toda a elaboração de produtos era feita de forma manual. Hoje, com o desenvolvimento e disponibilização gratuita da plataforma, todas as informações são geradas automaticamente pelo sistema", destaca o coordenador do projeto e meteorologista do Incaper, Pedro Pantoja.
Satdes
O Satdes é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), ANA, Cepdec/ES, INMET e Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPD).