O Trem das Montanhas Capixabas esteve em serviço entre 2010 a 2015 sendo um atrativo turístico, ligando Viana, na Grande Vitória, a Matilde, em Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo, em um percurso de aproximadamente 60 quilômetros. Os trilhos também eram utilizados para transportes de carga, tendo sua desativação em 2017. Desde então, a antiga rota turística é alvo de abandono e furtos, tendo trilhos levados e comercializados em ferros velhos de forma ilegal.
Em outubro deste ano, a Secretária de Estado de Turismo (Setur) se reuniu para a assinatura de um documento formalizando o pedido de devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina. O objetivo é revitalizar a infraestrutura total, de cerca de 257 quilômetros, e que conecta em seu total, 11 municípios. Procurada pela reportagem do ES HOJE, a assessoria de imprensa da secretaria informou que o plano é transformar a ferrovia em um grande atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Tentamos contato com o secretário de Estado e Turismo, Philipe Lemos, para comentar sobre a rota que atendia o "Trem das Montanhas", mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.