Brendo Félix Gaigher, de 30 anos, foi autuado em flagrante pela Polícia Civil por homicídio culposo. Pai, mãe, filho e dois amigos morreram. Acidente coorreu em São Mateus, no Norte do estado.
O motorista envolvido em um acidente com cinco mortes em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, foi preso em flagrante neste sábado (21) e vai responder por homicídio culposo. Brendo Félix Gaigher, 30 anos, dirigia o veículo que atingiu o carro onde estavam todas as vítimas, sendo pai, mãe, filho e dois jovens amigos da família.
O acidente ocorreu a Rodovia Othovarino Duarte Santos, altura de Guriri, durante a madrugada de sábado, e envolveu um Jeep Compass, dirigido por Brendo e com uma pessoa como passageira, e um Ford Ka, onde estavam as cinco vítimas. Todos morreram no local (veja os nomes abaixo).
No entanto, como o motorista se negou a realizar o teste do bafômetro, ele foi autuado devido à recusa ainda no local do acidente pela Polícia Militar (PM).
De acordo com a Polícia Civil, Brendo foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil de São Mateus e autuado em flagrante por "cinco homicídios culposos na direção de veículo, majorados por não prestar socorro, em concurso formal".
Procurada, a defesa de Brendo, composta pelos advogados Júnior Mendonça, Natália Zanotti e Juciane Quiuqui, informou por meio de nota que lamenta profundamente a tragédia e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas.
"Por todas essas circunstâncias, a defesa não entendeu por qual motivo a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante em desfavor de Brendo, tendo em vista que o mesmo não estava embriagado, não fugiu do local, além de não ter dado causa ao acidente de trânsito, ou seja, no entender da defesa e em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, sequer havia estado flagrancial", diz a nota da defesa do motorista.
Romário Guimarães França, de 51 anos, era o motorista e marido de Luzia Sirley França, de 57 anos, que estava no carona. Atrás, estavam o filho do casal, Arthur, de 18 anos e dois amigos: Luiza Lodi e Enrico Elias Cesquine, de 16 e 18.
Romário Guimarães França, de 57 anos, Arthur, 18 anos, Luzia Sirley, de 57 anos, Luíza Lodi e Enrico voltavam de festa de formatura quando sofreram acidente em São Mateus, Espírito Santo e morreram no local — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Todos voltavam de uma festa de formatura. O evento era a colação de grau do ensino médio de dois jovens que estavam no veículo e eram estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 4h30 no bairro Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na madrugada do dia 21 de dezembro. As vítimas estavam em um Ford Ka branco, que foi fazer um retorno, mas subiu na calçada. No mesmo momento, um Compass preto que vinha sentido Guriri bateu no carro com a família.
As vítimas do Ford Ka receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreram no local.
Cinco pessoas morreram após acidente na ES-010 em São Mateus, Norte do Espírito Santo — Foto: Raphael Verly
O motorista do Compass disse a Polícia Militar que dirigia pela rodovia em direção a São Mateus quando um Ford Ka, que trafegava no sentido contrário, tentou realizar uma manobra de retorno à esquerda. Segundo ele, não foi possível frear a tempo de evitar a colisão entre os veículos.
A Polícia Científica (PCIES) informou que a perícia foi acionada na madrugada deste sábado. Os corpos foram encaminhados para à Seção Regional de Medicina Legal (SML), localizada em Linhares, para serem necropsiados e, posteriormente, liberados para os familiares.
Acidente deixa 5 feridos na ES-010 em São Mateus, Espírito Santo. — Foto: Montagem g1