Destaque Espírito Santo

ES tem 11 alertas ativos para deslizamentos e alagamentos

Por Regional ES

06/01/2025 às 10:25:17 - Atualizado há
Estrutura montada na Praia de Marobá, em Presidente Kennedy, caiu após vendaval. Foto: reprodução

Onze alertas de nível moderado para movimentos de massa (deslizamentos de terra) e hidrológico (alagamentos) estão ativos no Espírito Santo nesta segunda-feira (6), informa a Defesa Civil.

Estão em riscos de deslizamentos de terra Serra, João Neiva, São José do Calçado, Mimoso do Sul, Muqui, Guaçuí, Alegre e Alfredo Chaves. Guarapari, Castelo e Muniz Freire tem riscos de alagamentos.

BONOMO ENERGIA SOLAR

Os maiores acumulados das últimas 24h foram registrados em 21 municípios: Anchieta (68.4 mm), Aracruz (65.46 mm), Alfredo Chaves (58.4 mm), Ibiraçu (47.86 mm), Serra (46.26 mm), João Neiva (38.92 mm), Fundão (32.76 mm), Guarapari (29 mm), Santa Maria de Jetibá (26.82 mm), Alegre (26.2 mm), São José do Calçado (23.2 mm), Laranja da Terra (21.4 mm), Cariacica (18.26 mm), Guaçuí (18.15 mm), Cachoeiro de Itapemirim (16.98 mm), Rio Novo do Sul (16.2 mm), Castelo (16.18 mm), Vitória (15.47 mm), Itarana (12.6 mm), Conceição do Castelo (11.4 mm) e Vila Velha (10.66 mm).

Nesse domingo (5) várias ocorrências de chuva foram registradas no Espírito Santo, principalmente na região sul. Em Mimoso do Sul, uma moradora está desalojada. Ela precisou ser retirada de casa depois que parte do terreno de uma obra realizada na Ladeira da Igualdade cedeu, apesar de obras de contenção estarem sendo realizadas no local.

O município teve pancadas de chuva, ventos fortes e trovoada, resultando em pontos de alagamento e no destelhamento de duas casas. A Rodovia Eli Junqueira 19 foi interditada devido a um deslizamento de terra que causou dano a pista. A Rua Belando Nati, no Bairro Monte Cristo, cedeu após uma forte enxurrada, sendo necessário da atuação da EDP para retirada de um poste de iluminação.

Em Iúna choveu granizo e pontos de alagamentos foram registrados. Em Irupi, na zona rural do município, em córrego Barra Grande, a pista cedeu e deixou pessoas isoladas e sem acesso na Vila da Barra.

Em Jerônimo Monteiro também choveu granizo em alguns lugares e fortes chuvas derrubaram árvores e causaram alguns pontos de interdição, que já foram desobstruídos.

Em Presidente Kennedy um vendaval danificou a estrutura de um palco montada para um show na Praia de Marobá.

Na região Noroeste, em Governador Lindenberg, árvores e barreiras caíram sobre pista, sem interdições.

Já em Guarapari, na Grande Vitória, as chuvas intensas deixaram ruas e avenidas alagadas. Um vendaval atingiu o município e causou prejuízos. No Bairro São Judas Tadeu, parte do telhado de uma casa foi derrubado. Houve registros de diversas quedas de árvores e vias ficaram obstruídas.

Rio Doce

Em Linhares, na região norte, a chuva voltou a elevar o Rio Doce. Na manhã de hoje ele está em quase 300 e em nível de atenção. Em Colatina, no noroeste, o nível está normal.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira o dia começa com muitas nuvens em todas as regiões do Espírito Santo. Isso vai se intensificar durante a tarde e se estender até a madrugada de terça (7 ). As chuvas mais intensas ocorrem do centro para o norte do Estado. Na Grande Vitória há previsão de pancadas de chuva;

Na terça-feira o tempo muda em grande parte do Espírito Santo devido ao aumento da instabilidade atmosférica. A previsão é de chuvas moderadas a fortes do centro para o norte do Estado, condição essa que pode gerar danos a população como inundações e enxurradas.

Em Vitória e região metropolitana as chuvas não serão tão persistentes e volumosas quanto no Norte do Estado. Mesmo assim, eventos de chuva intensa de curta duração podem ser registrado.

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2025 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES