As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o início da semana deixaram um rastro de destruição na região Sul do Estado. Por conta disso, três municípios decretaram estado de emergência nesta sexta-feira (10).
Em Vargem Alta, a prefeitura justificou o decreto por impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município entre a terça-feira (7) e quarta-feira (8). Por conta disso, 18 localidades da cidade foram afetadas.
Houve prejuízos em pontes e bueiros no município devido a diversas trombas d'agua que ocorreram ao longo dos dias nas comunidades atingidas.
Já em Castelo, foi decretada situação de emergência nas estradas rurais, que foram atingidas pelas chuvas, o que dificultou o acesso de equipamentos municipais e prejudicando o escoamento da produção agrícola.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do município na última quinta-feira (9) e de acordo com o prefeito João Paulo Nali, a recuperação das estradas é de suma importância.
"A recuperação das estradas é fundamental para garantir a qualidade de vida da população rural", disse.
O governador Renato Casagrande (PSB) esteve em Irupi, onde recomendou que fosse decretado a situação de emergência. Segundo ele, o governo estadual age para atenuar os efeitos da chuva no município e em outras localidades afetadas.
O município sofreu com uma enchente durante a quinta-feira. A força das águas foi tanta que chegou a movimentar carros e moradores precisaram atravessar as ruas a pé, com água na altura do joelho.
"Estamos aqui para atendimento humanitário. Somos solidários e ao mesmo tempo estamos ofertando alimento, colchão, produtos de higiene, apoio para que o município faça o decreto de situação de emergência. Presença da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros. Esse é um trabalho emergencial que estamos fazendo em Irupi e outros municípios atingidos pelas chuvas", afirmou.
A recomendação do governador foi atendida e na tarde de sexta-feira o município decretou situação de emergência.
Já em Santa Leopoldina, na região Serrana do Estado, a situação de emergência foi decretada pelo prefeito Fernando Rocha na quinta (9), por conta das enchentes.
Fonte: Folha Vitória