A cidade de Colatina, no noroeste do Espírito Santo, bem como outras cidades do interior do estado, tem passado por transformações ao longo dos anos, com o crescimento populacional. As demandas por uma nova infraestrutura aumentaram e, com isso, novas obras estão previstas para a município.
Dentro do pacote de obras está a ampliação da quantidade de faixas, reconfiguração da iluminação pública, adequação das calçadas e ciclovias da ponte Florentino Avidos. O projeto está em fase de contratação de uma empresa especializada em readequação e ampliação da infraestrutura viária do município.
O Centro de Colatina possui vias estreitas, ainda da época em que a cidade era pequena.
De acordo com o prefeito, Renzo Vasconcelos, Colatina ficou muitos anos sem receber investimentos. "Pegamos uma cidade que sofre com o caos diário em suas vias, em sua maioria estreitas e sinalizadas de forma inadequada. Contratamos um estudo que está em fase de elaboração e que pretende mapear os gargalos que trazem dor de cabeça ao cidadão em sua mobilidade, no seu direito de ir e vir", disse o prefeito.
Empolgado, o prefeito afirmou que vai revolucionar o acesso do cidadão às ruas, avenidas e estradas rurais. "Estamos tratando prioritariamente as urgências, os problemas herdados de administrações anteriores e que sufocam o trânsito e impedem a fluidez das vias", afirmou.
Vasconcelos está discutindo com o governador, Renato Casagrande, meios de modificar o projeto de implantação da Terceira Ponte de Colatina. "Avaliamos que, do jeito que está, teremos mais problemas do que soluções para nossa cidade. Vamos ampliar as ciclovias e incentivar o uso do transporte coletivo, melhorando a qualidade do serviço prestado ao cidadão. Essa é uma situação em que precisamos envolver toda a sociedade nessa conversa, que precisa ser ampla e democrática", ressaltou.
Ainda de acordo com o prefeito, os colatinenses vêm sofrendo com congestionamentos constantes, engarrafamentos e semáforos mal posicionados, gerando transtornos e afetando a qualidade de vida dos moradores. Com o projeto, afirma Renzo, a expectativa é que o tráfego se torne mais fluido e seguro para motoristas, pedestres e ciclistas.
"A mobilidade urbana de Colatina não pode mais continuar da forma que está. Não podemos continuar sendo refém de um trânsito desorganizado. Vamos investir em melhorias na mobilidade urbana no geral, tornaremos o trânsito mais eficiente e, acima de tudo, mais seguro. Sabemos que mobilidade urbana é um ponto crucial para o fluxo da cidade e, por isso, é uma das prioridades dessa gestão", afirmou.
ES Hoje