Você já ouviu falar em aquecimento adiabático? O fenômeno é um dos responsáveis por manter as temperaturas elevadas nas cidades capixabas. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, os termômetros podem marcar até 38ºC.
A partir da tarde, áreas de instabilidade, associadas ao calor e à umidade, podem provocar trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, próximas à divisa com Minas Gerais. Nas demais áreas do estado, não há expectativa de chuva.
Previsão do tempo para hoje em cada região do ES
O que é aquecimento adiabático?
O Climatempo esclarece que o aumento da temperatura no Sudeste não tem a ver com a onda de calor que elevou muito a temperatura em parte do Sul e de Mato Grosso do Sul.
O calor do Sudeste neste início de semana é uma combinação de três fatores, segundo o instituto:
- A diminuição da nebulosidade e da chuva, permitindo que o sol ficasse forte por muitas horas consecutivas;
- Ausência de ventos frios de origem polar;
- Fenômeno do aquecimento adiabático.
O que é o aquecimento adiabático?
Segundo o Instituto Climatempo, o aquecimento adiabático é um processo natural associado com a presença de montanhas. Pode ocorrer em qualquer época do ano.
O aumento de temperatura acontece quando a direção dos ventos força a descida do ar montanha abaixo. Neste trajeto, o ar aquece mais ou menos 1°C a cada 100 metros. Ele também pode ocorrer antes da chegada de uma frente fria, por exemplo.
Folha Online