O município de Alegre, no sul do Espírito Santo, entrou em surtos de Dengue e Oropouche. A prefeitura está alertando a população para aumentos "preocupantes" e "significativos" de casos das duas doenças.
O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no dia 16 de janeiro mostra que Alegre está com incidência alta de Dengue, com 1278,40 casos por 100 mil habitantes.
Também conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesa, Alegre tem 30 casos confirmados de Oropouche. "A Prefeitura de Alegre, por meio da SESA – Secretaria Executiva de Saúde, informa que estamos enfrentando um surto de febre Oropouche. O aumento significativo de casos exige atenção redobrada de toda a população para identificar sintomas e adotar medidas preventivas".
Calor
Segundo o Instituto Butantan, as arboviroses (doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos), em geral, têm tido um comportamento anormal ao longo dos últimos anos pelo aquecimento global, se manifestando até na Europa, na América Central e nos Estados Unidos.
Tanto que a Organização Mundial da Saúde passou a considerar grandes surtos de arboviroses como novas ameaças globais à saúde – sobretudo os que têm ocorrido desde 2014 em áreas não endêmicas.
Alegre bateu três recordes de calor nos últimos dias no ES, sendo um dia 18 de janeiro e outro dia 20. No mesmo dia 20 o município ficou em 2º lugar entre as 10 maiores temperaturas do Brasil, com 38,6ºC, perdendo apenas para Niterói (RJ).
ES Hoje