A Secretária de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) divulgou na manhã desta quinta-feira (23) os boletins epidemiológicos atualizados da dengue, chikungunya e zika.
O terceiro boletim revela que, entre as semanas epidemiológicas um (29/12/2024 a 04/01/2025) e três (12/01/2025 a 18/01/2025), foram notificados 11.558 casos prováveis de dengue, sendo, 2.191 confirmados. Os municípios de Itarana, Laranja da Terra e Muqui lideram a alta incidência, seguidos por Ibiraçu, João Neiva e Pedro Canário com média incidência, e Aracruz, Vila Velha e Brejetuba com baixa incidência.
Sobre casos de Chikungunya, foram notificados 522 casos, sendo 177 confirmados no Espírito Santo. O boletim fornece informações sobre outra doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o Zika Vírus, sendo 112 casos prováveis ainda em investigação pela Secretaria Estadual de Saúde.
Espírito Santo receberá testes rápidos de dengue
O Espírito Santo é um dos estados com mais casos confirmados escolhidos para receber 268.425 mil testes rápidos de dengue na próxima semana. Os estados do Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Tocantins e o Distrito Federal também receberão exames, totalizando 6,5 milhões de testes rápidos distribuídos.
A ação faz parte da campanha "Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora". É a primeira vez que o estado recebe esse tipo de exame. À reportagem do ES Hoje, a SESA informou que aguarda publicação de Nota Técnica do Ministério da Saúde estabelecendo os critérios de uso e distribuição dos testes aos municípios.
Dos 6,5 milhões de testes rápidos para identificar dengue, 4,5 milhões serão distribuídos na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.
A campanha do Ministério da Saúde incentiva a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos.
Folha Vitória