Política Um início com vários desafios

Secretário de Agricultura se despede da Pasta, em Jaguaré

Por Regional ES

03/05/2022 às 08:27:07 - Atualizado há

O Secretário de Agricultura de Jaguaré, Pedro Drago, despediu-se da Pasta na última sexta-feira, 29/04. Participando de sua última reunião de secretariado, Pedro comunicou o afastamento definitivo da Prefeitura. Ele havia pedido o afastamento há um mês, por motivos pessoais. Em seu lugar assume o produtor rural Giovanni Sossai.

anuncio

Pedro Inácio Drago foi vereador em Jaguaré, onde também foi presidente da Câmara. Agricultor, Pedro Drago também é Técnico em Contabilidade. Durante sua gestão à frente da Secretaria de Agricultura foram entregues 10 máquinas, sendo 3 retroescavadeiras, 2 pás carregadeiras, 1 escavadeira hidráulica, 1 rolo compactador, 1 caminhão truck caçamba, 1 caminhão prancha, 1 caminhão pipa, 1 caminhão ¾ baú, 1 picap, 1 caminhão basculante, além de 2 secadores de café, 1 secador de pimenta e 2 galpões pré-moldados de 150 metros quadrados, cada.

Um início com vários desafios

Pedro Drago se diz grato ao prefeito Marcos Guerra pelo período de um ano e quatro meses à frente da Secretaria de Agricultura. Ele lembra que os desafios foram muitos, mas nunca faltou apoio para a continuidade dos trabalhos.

"O início foi difícil, pois, tínhamos poucos equipamentos e muitos deles quebrados, por isso focamos em estruturar a Secretaria e hoje temos uma estrutura melhor. Outra dificuldade foi que, devido à pandemia não podíamos contratar funcionários, o que prejudicou a criação de alguns projetos, como a implantação do cacau no município e o desenvolvimento do projeto das caixas secas", explicou o ex-secretário lembrando que tudo foi realizado graças à parceria e bom relacionamento com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura.

Busca pela qualidade

Pedro drago também realizou a abertura estadual da colheita do café conilon, no município, otimizou o atendimento do programa Agro Mais e participou do grupo que esteve à frente dos trabalhos para atrair investimentos para Jaguaré, como foi o que resultou na implantação do CDR – Centro de Distribuição de Revsol, em Água Limpa. Outra atuação importante foi a realização imediata, em parceria com o Incaper, da palestra sobre como lidar com a infestação do caramujo africano, assim que o problema foi detectado no município.

"O Pedro Drago foi muito importante em nosso início de mandato. Com a sua visão de sucesso no campo dos negócios agrícolas e seu conhecimento na prática, que um produtor deve ter, ele contribuiu muito para driblarmos as dificuldades relacionadas à pandemia e à reestruturação da Secretaria que simplesmente, quando assumimos, não conseguia dar conta do recado. Pedro reergueu a Secretaria e, hoje, podemos pensar em dias melhores. E o Giovanni chega, com sua competência para dar continuidade a esse bom trabalho e nos ajudar a enfrentar as demandas que os produtores rurais, porventura, venham a enfrentar", ressaltou o prefeito Marcos Guerra.

Continuidade

A Secretaria de Agricultura também contribuiu com a realização, nesse período, do I Concurso de Café Conilon de Jaguaré. Também aguarda a entrega de mais maquinários: 4 caminhões caçamba, 2 escavadeiras hidráulicas, caminhão truck, 1 trator completo com grade, 1 caminhonete e 1 grade aradora, além de dois secadores de pimenta. Ao se afastar, Pedro Drago deixa a Secretaria mais robusta e preparada para os desafios que a produção agrícola enfrenta atualmente.

O novo secretário de Agricultura, o produtor rural Giovanni Sossai, já foi secretário da pasta e presidente do Sindicato Rural Patronal e é técnico em Contabilidade. Giovani revela que assume a Secretaria com a responsabilidade de dar continuidade ao bom trabalho do ex-secretário. "Teremos um longo caminho de trabalho à frente da Secretaria de Agricultura. Porém, um caminho melhor estruturado pela gestão do Pedro. Meu papel é dar sequência a esse trabalho e ampliar o atendimento aos produtores rurais", afirmou Giovanni Sossai ressaltando que é preciso continuar as boas relações, com parceiros como a Secretaria Estadual de Agricultura e com o Incaper.

Fonte: Prefeitura de jaguaré
Comunicar erro
Regional ES

© 2022 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES