Linhares, maior município capixaba, é uma das grandes geradoras de emprego no Espírito Santo. A cidade chegou a ser considerada uma das melhores do Brasil em desenvolvimento humano e industrial.
Uma cidade com vantagens competitivas devido à localização, como relata o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya, a Brapex, que também é empresário do ramo e exporta mamão para Estados Unidos e Europa, além de vender para todo estado: "A BR-101 passa em frente à minha fábrica e ainda estou próximo do porto".
Desde 2017 para cá, foram muitos os empreendimentos que escolheram Linhares para ampliar seus negócios a exemplo da Olam Internacional, Café Cacique, Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Cranfos e Craft. Além da expansão Brametal, ampliação da WEG e expansão da Proteinorte, Pump do Grupo Dompel e Craf Brasil.
"Além da geração de emprego e renda, a chegada de novas indústrias impulsiona a economia com a criação de outros segmentos da economia para atender as grandes empresas que se instalam", afirmou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.
Luiz Rigoni e sua família também viram em Linhares a oportunidade de instalar sua empresa de móveis. Com mais de 300 mil produtos fabricados por ano, a Rimo é uma das maiores do Brasil. A indústria emprega 300 colaboradores e a marca possui uma loja conceito com valor diferenciado para o linharense. Já a Weg não nasceu em Linhares, mas viu no município a oportunidade de expandir a fabricação de motores elétricos. Há 11 anos na cidade, a empresa de Santa Catarina ocupa um espaço de 35 mil metros quadrados, produz 50 mil motores por dia e, para isso, conta com a colaboração de três mil pessoas.
A Weg está presente em vários lugares, não só do Brasil, mas do mundo, e pretende expandir em Linhares. Além disso, Bruno Marianelli contou que novas empresas chegarão em Linhares até o final de 2023. É mais geração de empregos diretos, indiretos e movimentação na cidade, melhorando as vendas de produtos e serviços diversos.
E com a chegada de novas oportunidades, é preciso capacitar os moradores da região. "A prefeitura criou o Programa Integrado de Qualificação, o PIQ, que somente neste ano está ofertando 2.145 vagas em 37 cursos profissionalizantes gratuitos para preparar e inserir os cidadãos no mercado de trabalho", conta o prefeito. O PIQ acontece em parceria com Senai e Senac. O investimento é de R$ 1.762.362,34.
Redação Folha Vitória