Grupo Kalush Orchestra confirmou o favoritismo e levou o país à terceira vitória no festival. Ucrânia, representada pela Kalush Orchestra, é a vencedora do Eurovision 2022
YARA NARDI/Reuters
A Ucrânia, com a música 'Stefania', da Kalush Orchestra, é a vencedora do festival Eurivision de 2022, conhecido como o maior concurso musical do mundo. Uma das grandes favoritas nesta edição, a Ucrânia chega a sua terceira vitória na história evento.
A grande final do Eurovision foi realizada neste sábado (14), em Turim, na Itália, país vencedor da última edição. Em 2020, não houve concurdo por conta da pandemia. Este ano, a apresentação foi da cantora italiana Laura Pausini, do cantore Mika e do apresentador Alessandro Cattelan.
Favorita, a Ucrânia se beneficiou do voto do público para chegar à vitória. Até os últimos minutos, a disputa estava equilibrada entre ucranianos, o Reino Unido, a Espanha e a Suécia.
Antes de receber sua nota do público, a Kalush Orchestra estava na 9ª colocação, quase 100 pontos atrás do cantor britânico Sam Ryder. Mas, com os 439 ganhos do espectadores, chegou a 631 e disparou na primeira colocação, confirmando o favoritismo e terminando o concurso quase 200 pontos à frente.
A música 'Stefania', um rap que mistura ritmos do folclore local, foi composta pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas a letra, apresentada como uma mensagem enviada a uma mãe, ganhou força com o contexto atual. Com frases como “Eu sempre encontrarei o meu caminho de volta para casa, mesmo se todas as estradas estiverem destruídas”, a canção parece falar aos milhões de ucranianos que tiveram que fugir do país.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, parabenizou o grupo pela vitória em postagem nas redes sociais. "Nossa coragem impressiona o mundo, nossa música conquista a Europa". Zelensky ainda lembrou que, em 2023, o país sediará a decisão do festival e pediu pela paz em território ucraniano.
No discurso da vitória, um dos membros da banda, Oleh Psiuk, reforçou os pedidos de ajuda à Ucrânia e pela cidade de Mariupol, uma das mais devastadas pela invasão russa.
Ucrânia vence pela terceira vez o Eurovision
Yara Nardi/Reuters
Veja aqui a classificação final da Eurovisão 2022:
Ucrânia
Reino Unido
Espanha
Suécia
Sérvia
Itália
Moldávia
Grécia
Portugal
Noruega
Países Baixos
Polónia
Estónia
Lituânia
Austrália
Azerbaijão
Suíça
Roménia
Bélgica
Arménia
Finlândia
República Checa
Islândia
França
Alemanha
Criado em 1956, o Eurovision conta com a participação de praticamente todos os países do velho continente, além de algumas nações convidadas especiais – como a Austrália ou o Marrocos. A grande final é sempre transmitida ao vivo pela televisão em toda a Europa e tem uma audiência de quase 200 milhões de pessoas.
O Eurovision ficou conhecido por ter revelado grandes nomes da música internacional, como o espanhol Julio Iglesias, grupo sueco Abba nos anos 70. A cantora canadense Celine Dion e a atriz britânica Olivia Newton-John também já participaram.