Economia Combustível

Postos de combustíveis ignoram decreto e não informam preços anteriores ao tabelamento de ICMS

Procons municipais iniciaram nesta terça-feira (12) uma operação de fiscalização para que a medida seja cumprida no Estado

Por Regional ES

13/07/2022 às 07:31:40 - Atualizado há
Foto: Reprodução TV Vitória

O decreto federal que obriga os postos a divulgarem os preços dos combustíveis antes e depois da redução do ICMS foi publicado no último dia 7. Apesar de ter efeito imediato, não estabelece nenhuma punição ao dono do posto que não seguir a determinação. No Espírito Santo, o ICMS caiu de 27% para 17% na gasolina e no etanol, uma queda de mais de R$ 1 por litro. Já a alíquota do diesel é de 12%.

Em dois estabelecimentos na Capital, a reportagem da TV Vitória/Record TV não encontrou a sinalização. Nos locais, os responsáveis não estavam disponíveis e não foi autorizado que funcionários concedessem entrevistas.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES), que representa os donos de postos, informou que está orientando a categoria a cumprir o decreto. Apesar de não terem as placas informativas, motoristas gostariam que elas estivessem disponíveis.

Publicidade


Foto: Reprodução TV Vitória
Técnico em telecomunicações Gabriel Tonon diz que a sinalização da mudança de preços seria fundamental para que os consumidores tivessem ideia da influência do valor final do combustível com o abatimento do ICMS

Os Procons municipais começaram nesta terça-feira (12) a fiscalizar postos para que se adequem. As prefeituras de Vitória e Cariacica informaram que as primeiras abordagens serão de orientação. Já Serra e Vila Velha disseram que as ações começam nesta semana.

O Procon Estadual informou que começou a mobilizar equipes de fiscalização. Mas o trabalho ainda é incipiente. Até o momento, somente quatro postos foram fiscalizados. Os estabelecimentos ficam no interior do Estado, em Linhares. Nenhum deles foi autuado.

Foto: Reprodução TV Vitória
O diretor presidente do Procon estadual, Rogério Athayde, informou que haverá fiscalização e poderá haver autuação a quem não se adequar ao decreto federal

O diretor-presidente do Procon estadual garantiu que postos da Grande Vitória também serão fiscalizados. O cronograma, no entanto, não será divulgado. O motorista pode fazer uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. O Governo Federal criou um site exclusivo para este tipo de registro. É o denuncia-combustivel.mj.gov.br

As denúncias são encaminhadas aos Procons estaduais que dão continuidade ao atendimento. Se preferir, o consumidor também pode denunciar diretamente pela unidade do Procon do Estado. No Espírito Santo, o Procon Estadual atende pelo telefone 151 (segunda a sexta-feira, das 9h às 18h).

Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES