A Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades, aderiu ao Programa Estadual de Compra Direta de Alimentos – CDA. A Secretaria anuncia que o investimento por parte do Governo Estadual é de cerca de R$ 160.000,00 em compras de alimentos diretamente dos produtores da Agricultura Familiar.
O CDA tem como principais objetivos garantir o acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de insegurança alimentar (ou vulnerabilidade social) cadastradas e atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. O CDA também busca promover o fortalecimento da Agricultura Familiar no município. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Prefeitura combate a insegurança alimentar
O objetivo principal desse projeto é a aquisição de gêneros alimentícios de forma direta dos agricultores familiares, pelo período de um ano, e posterior doação dos produtos adquiridos à rede socioassistencial do município. Segundo o secretário de Assistência Social, Atevaldo Inácio Gabrieal, o Zico, a Prefeitura quer, assim, garantir renda ao pequeno agricultor e alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
"A Prefeitura de Jaguaré comemora a implantação do Projeto CDA, pois entende que esta é uma ação de significativa importância e contribuição, tanto para os agricultores familiares - que poderão garantir o escoamento dos seus produtos por um preço justo e honesto, como também para as instituições sociais e para as famílias selecionadas e contempladas, que terão alimento de qualidade em suas mesas, minimizando a situação de insegurança alimentar ainda tão presente nos lares brasileiros", afirmou o secretário.
Cesta diversificada
Vinte e dois agricultores aderiram à chamada pública e se comprometeram em participar do programa fornecendo produtos como feijão, café torrado e moído, mel, pão caseiro, abóbora, aipim, bananas da terra e prata, batata doce, fubá e laranja. A primeira entrega dos produtos está programada para o final de agosto, no Ginásio de Esportes Paschoal Brioschi, no Centro, atrás da Prefeitura Municipal. As famílias que serão contempladas já foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social.
Os produtos serão distribuídos, mensalmente, para a Associação Pestalozzi de Jaguaré, Serviço de Acolhimento Institucional "Casa Lar Sonho de Criança" e para atender a um total de 50 famílias acompanhadas pelo Cras – Centro de Referência da Assistência Social e pelo Creas.
Seleção das famílias
O Cras e o Creas já selecionaram as famílias que irão receber esses alimentos, através de uma avaliação feita pela equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogos, baseada na atualização dos cadastros. A Secretaria informa que outras famílias serão incluídas no programa durante o ano e que, portanto, determinados grupos familiares podem não receber todos os meses.
É importante ressaltar que as famílias que foram selecionadas são aquelas que mais necessitam do benefício, nessa primeira etapa. A lista de beneficiados pode ser rotativa, por isso, é importante manter o cadastro atualizado no Cras e no Creas para que os assistentes possam entrar em contato com as famílias selecionadas para receber os alimentos.