Mundo Bélgica

Drone é usado para transportar tecido humano entre hospitais na Bélgica

Dispositivo levou quatro minutos para percorrer uma distância de 800 metros.

Por Regional ES

24/08/2022 às 13:30:49 - Atualizado há
Um drone fez voos de teste para transportar tecido humano de um hospital para outro - Antuérpia, Bélgica, 23 de agosto - Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

Um drone realizou voos de teste para transportar tecidos humanos de um hospital para outro, uma experiência inédita na Europa. A experiência aconteceu em Antuérpia, no leste da Bélgica, e pode economizar um tempo precioso em operações.

Publicidade

O drone da empresa Helicus decolou na terça-feira (23) de um edifício da rede hospitalar ZNA e pousou quatro minutos depois no telhado do edifício Sint-Agustinus dos hospitais GZA, a 800 metros de distância.

Dentro de um tubo preso ao drone havia um recipiente com tecido humano potencialmente cancerígeno que precisava ser analisado no laboratório do segundo centro.

Publicidade

Ao todo foram quatro voos de teste ao longo do dia. Por enquanto, a Helicus é a única empresa que recebeu autorização de Bruxelas para usar drones para fins médicos sobre uma cidade e pilotado remotamente, fora do campo de visão do operador.

Drone fez voos de teste para transportar tecido humano de um hospital para outro - Antuérpia, Bélgica, 23 de agosto — Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

Drone fez voos de teste para transportar tecido humano de um hospital para outro - Antuérpia, Bélgica, 23 de agosto — Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

Publicidade

Os quatro laboratórios das duas redes hospitalares realizam 1.200 exames por ano durante cirurgias que devem ser analisadas com urgência para detectar células cancerígenas e assim determinar como a intervenção continua.

Por enquanto, apenas o transporte de amostras para análise está na mesa, mas a Helicus já cogita a possibilidade de transportar sangue e até órgãos para transplantes. A iniciativa pode levar anos - com mais volume de carga, os itens de refrigeração teriam que ser adicionados ao aparelho.

Fonte: g1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES