O Programa de Assistência Dermatológica à população rural vulnerável (PAD), para diagnóstico precoce de câncer de pele, atende em Vila Pavão neste fim de semana, dias 08 (sábado) e 09 (domingo) de outubro.
Os atendimentos clínicos dermatológicos e cirúrgicos para a retirada de lesões compatíveis com o câncer de pele, serão realizados nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona), a partir das 7h da manhã.
O Programa coordenado pela Associação Albergue Martim Lutero, é desenvolvido com a participação da Prefeitura de Vila Pavão/Secretaria de Saúde; Secretaria de Estado da Saúde (SESA); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Igreja Evangélica de Confissão Luterana ( IECLB) e voluntários.
Na passagem pelo município, no ano passado, os profissionais do Programa realizaram 229 consultas, 964 crioterapias e 108 cirurgias.
É importante destacar que os atendimentos serão realizados, mediante agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Saúde, através do telefone 27 3753-1053.
O programa conta com uma estrutura composta de muitos profissionais: cirurgiões plásticos, dermatologistas e enfermeiros, além dos motoristas que transportam o grupo e os equipamentos. Participam ainda dos trabalhos nas comunidades, alunos de medicina e enfermagem da Ufes e profissionais e técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, cozinheiras e farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde do município.
Criado em 1987, atende anualmente em forma de rodízio, em 11 municípios no interior do Estado do Espírito Santo, tendo como foco a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele da população rural atendida. Os atendimentos são disponibilizados gratuitamente à população dos municípios de Itaguaçu, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Vila Valério, Pancas, Laranja da Terra, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Domingos Martins e Itarana.