O Projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho, está promovendo a Edição 2022 de seu concurso anual, e as unidades de ensino da Rede Municipal que participam efetivamente das ações do Projeto têm até as 11h59 do dia 03/11 para inscrever os trabalhos de seus alunos.
As produções, literárias ou artísticas, devem abordar os direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, e estarão divididas em cinco categorias, conforme a série cursada:
1º e 2º ano (Desenho/Pintura) com o tema Trabalho Infantil; 3º ano (História em Quadrinhos) com o tema Trabalho Infantil; 4º e 5º ano (Conto e Poesia) com o tema Trabalho Infantil; 6º e 7º ano (Conto e Poesia) com o tema Lei da Aprendizagem; e 8º e 9º ano (Conto e Poesia) com o tema Saúde e Segurança no Trabalho.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA e da Educação do Campo também concorrem, de acordo com seu nível/período correspondente ao ano de ensino.
O Edital já está disponível na Secretaria Municipal de Educação, e o evento da premiação está agendado para o dia 10 de novembro.
SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO
A Prefeitura de São Mateus trabalha o tema anualmente através de Seminário, com o objetivo de trazer especialistas sobre o assunto e apresentar as estratégias que existem no Município para o enfrentamento ao trabalho infantil, provocando a discussão e a reflexão sobre o tema.
Para a largada oficial do Concurso, as secretarias municipais de Educação e Assistência Social coordenam, na próxima quarta-feira, 19, um Seminário com o Tema Trabalho Infantil, no auditório principal do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), de 13h30 às 17h, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Centro Universitário Vale do Cricaré.
Na programação estão previstas falas de autoridades, palestras a cargo do MPT, da Sedu e da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social - Setades, mesa redonda e apresentação dos 10 anos do Projeto MPT na Escola em São Mateus, que é sucesso inclusive fora do País: foi destaque no site do Vaticano como exemplo de política pública para o público infanto-juvenil.