O Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Mateus, Ricardo Louzada, participou de uma reunião em Conceição da Barra, organizada para alinhar as ações de recolhimento de resíduos - óleo, areia e conchas - nas praias do litoral norte capixaba.
Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama, responsável por reunir e distribuir as informações a respeito da chegada do material às praias, o total recolhido já chega a 350 quilos, entre Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Em São Mateus as equipes da Prefeitura realizam a limpeza todos os dias.
Em relação à Praia de Guriri, Ricardo Louzada diz que "a quantidade reduziu em relação ao dia 13, quando foram feitos os primeiros registros, mas há notícias desse material sendo encontrado também nas praias da divisa do Estado, Riacho Doce, e do Sul da Bahia, Costa Dourada."
DETECTANDO A ORIGEM
A Marinha do Brasil está responsável pela análise do material, e ainda não foi possível precisar a origem ou se há relação com a ocorrência de 2019. A orientação à população permanece a mesma: "Relatar a ocorrência e não manusear o material sem EPIs adequados."
O Comitê Gestor Estadual, coordenado pela Seama, reúne representantes do Iema, Ibama, Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), ICMBio, Ufes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares.