A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, disponibilizou uma equipe de vacinadores para atender as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, regularmente matriculadas na rede pública de ensino.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A vacinação aconteceu nos CMEI"s e CMEITI"s, previsto em um cronograma feito pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, durante parte do mês de outubro, finalizando na última sexta-feira (28). "Nosso objetivo foi o de ampliar a cobertura vacinal do nosso município, tendo em vista a importância das vacinas neste momento, em especial, da poliomielite, que é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos", disse o secretário Municipal de Saúde.
O gestor completa dizendo que os alunos que, porventura, não se vacinaram nas escolas, podem ir até as unidades de saúde que possuem sala de vacina. "Além da imunização contra a poliomielite, nossa equipe de vacinadores também irá verificar o cartão de vacina e, se for o caso, aplicar as doses que faltam", finalizou.
De acordo com a Lei Estadual nº 10.913, de 05 de novembro de 2018, é obrigatório a apresentação de Declaração de Vacina atualizada para a fazer matrícula e rematrícula na rede pública de ensino.
O documento já está sendo emitido pelo Setor de Imunização, que fica na sede da Secretaria de Saúde, para não haver aglomeração.
Segundo a secretária Municipal de Educação, um termo de consentimento foi encaminhado aos pais para ser assinado e devolvido às unidades de ensino. "Esse termo resguarda a autorização dos responsáveis para a aplicação das vacinas nas crianças. Estamos felizes com o resultado da ação. Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e a de Educação é fundamental. Agradecemos também a confiança e aceitabilidade das famílias nessa iniciativa", frisou.