Karolaine Nascimento Neves deu à luz a Anna Beatriz Neves Machado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na Zona Norte do Rio, há um mês. Familiares dizem que não sabem onde a bebê está. Direção do hospital não se manifestou.
Familiares de uma mulher de 28 anos, que tem autismo, denunciam que o bebê que ela havia dado à luz há cerca de um mês, no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi entregue para um abrigo sem o conhecimento dos parentes, nesta sexta-feira (11), e desapareceu. Agora, os parentes lutam para encontrar a menina.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Tudo começou por conta de uma suposta identidade vencida. De acordo com a família da mãe, a criança não havia sido registrada ainda porque a direção da unidade de saúde não teria dado o DnV (Declaração de Nascido Vivo). O hospital teria dito que o documento de identidade de Karolaine Nascimento Neves "estaria velha e vencida" e que ela teria que solicitar outra. O que foi feito.
"A minha irmã teve o neném no Hospital de Bonsucesso. Ela ficou internada e hoje (12) faria um mês que ela estava lá. Quando foi ontem (11), deram alta para ela, e mandaram ela ir busca a identidade no Centro da cidade. Só que a minha irmã é especial e eu sou a tutora dela", diz a vendedora, que completou:
"Eles (do hospital) pegaram e levaram a criança para um abrigo. Não comunicaram família e nem a mim. Eles tinham o meu telefone e não me avisaram nada. Eles esperaram a acompanhante, que estava com ela nesse período, ir embora e fizeram isso sem comunicar ninguém. A minha irmã não estava lá sozinha. Ela tinha uma pessoa que acompanhava ela. Inclusive, o esposo dela dormia a noite. Eles deram alta para ela, sem me avisar, pegaram a criança e levaram para o abrigo. Não me falaram nada. Não sei onde a criança está", conta Vanessa desesperada.
Karolaine Nascimento Neves deu à luz a Anna Beatriz Neves Machado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) — Foto: Arquivo pessoal
Ao saberem do sumiço da bebê, a família disse que foi até a 21ª DP (Bonsucesso) registrar um boletim de ocorrência contra o HFB. Entretanto, os parentes contam que teriam sido impedidos de fazerem o registro.
"Fui lá na 21ª DP e o delegado não quis registrar o boletim de ocorrência. Ele disse que era para a gente ir procurar nos abrigos da cidade e pegar a criança de volta. Ele falou também que se a gente não encontrasse era pra gente ir na Defensoria Pública. A gente não sabe onde o bebê está. Como vamos sair procurando pelos abrigos?", disse Vanessa.
A vendedora conta que até agora a direção do Hospital Federal de Bonsucesso não informou o que aconteceu.
"A minha irmã está desesperada. A nossa família está desesperada. Só queremos a nossa sobrinha de volta", destacou.
Karolaine Nascimento Neves deu à luz a Anna Beatriz Neves Machado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) — Foto: Arquivo pessoal
O g1 procurou a direção do Hospital Federal de Bonsucesso. Entretanto, ainda não recebeu retorno.
A Polícia Civil também foi procurada para comentar a recusa de um suposto delegado em não registrar o boletim de ocorrência. A instituição ainda não respondeu.