Os gastos com presentes de fim de ano devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia
O capixaba deve gastar, em média, R$ 132 com presentes de Natal. É o que mostra os dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os gastos com presentes devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia.
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Conforme a pesquisa, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos, o cônjuge e a mãe, nesta ordem. Além disso, 59% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal.
A expectativa é que a data leve mais 118 milhões de consumidores às ruas para presente de fim do ano, pagando principalmente parcelado, por meio do cartão de crédito, e com destaque para itens como roupas, calçados, perfumes/cosméticos e brinquedos.
"O Natal é o período mais aguardado do ano pelos consumidores e comerciantes. O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e este ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o País e o comércio conta com as vendas para fechar as contas do ano", destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Abranches Alcantara.
Os meios de compras
As principais compras (82%) serão feitas nos canais offline, principalmente nas lojas de departamento e shopping center. Entre aqueles que farão compras online, os canais preferidos serão os aplicativos, os sites e o Instagram, respectivamente.
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O levantamento também aponta que 85% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes. E, na percepção da maioria dos consumidores (70%), os preços dos presentes este ano estão mais caros que do ano passado.
Formas de pagamento
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: cartão de crédito parcelado, PIX, cartão de débito e dinheiro, nesta ordem.
Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 5 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.
"O pagamento por PIX teve um importante crescimento em relação ao ano passado, aponta a pesquisa. Essa é uma tendência que o lojista precisa ficar atento. Mesmo comprando nas lojas físicas, o consumidor deve utilizar o online para pagar as compras. As lojas precisam se adaptar para não perder vendas", alerta o presidente da CNDL, José César da Costa.