De acordo com o município, nos últimos cinco dias o volume de chuva foi de mais de 500 milímetros, 40% maior do que estava previsto para o todo o ano de 2022.
A prefeitura de Linhares, Região Norte do Espírito Santo, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (1) por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. De acordo com o município, desde sábado (26), o volume de chuva foi de mais de 500 milímetros, 40% maior do que estava previsto para o todo o ano de 2022.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Por meio do decreto, que será publicado nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial do Espírito Santo, ficam autorizadas a mobilização de todos os órgãos municipais para ajudar a Defesa Civil de Linhares e a convocação de voluntários nas ações reparadoras.
Também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos danos provocados pelas chuvas.
"Servidores da Prefeitura estão mobilizados para dar todo o suporte necessário. O decreto de emergência nos dá agilidade administrativa de fazer os serviços mais urgentes e necessários na cidade o mais rápido possível. Por isso tomamos essa decisão", disse o prefeito.
De acordo com o último boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual do Espírito Santo, divulgado no final da manhã desta quinta-feira, 133 pessoas estavam desabrigadas no município de Linhares. Nas últimas 24 horas, segundo o órgão, o acumulado de chuva na cidade foi de 119 milímetros.
Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (1), o governador Renato Casagrande disse que toda a estrutura do estado está mobilizada para monitorar e atender municípios atingidos pela forte chuva dos últimos dias.
"Durante o dia de hoje a situação se agravou e de hoje pra amanhã tende se agravar um pouco mais. Estamos orientando os municípios a decretarem situação e emergência e nós vamos estar apoiando os municípios com a máquina. Aquilo que for preciso temos estocado pra atender os municípios", disse o governador.
"Estamos deslocando mais equipes pra esses locais pra que eles acordem no local amanhã e possam fazer atendimento rápido", disse o comandante do Corpo de Bombeiros.