O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã deste sábado (17), a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Marinho, no município de Cariacica. Com investimento de R$ 42,5 milhões, o equipamento terá capacidade de bombeamento de 72 milhões de litros/hora por meio de oito bombas, podendo ter a sua capacidade ampliada para 81 milhões de litros/hora, auxiliando a drenagem das águas da bacia do Rio Marinho. Cerca de 100 mil habitantes serão beneficiados com o investimento.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
"Veja como é bom a gente fazer obras como essa. É como se fosse uma ponte ligando Cariacica e Vila Velha, unindo prefeitos, vereadores e as equipes dos dois municípios. É um momento de união e reconciliação. Toda essa parte hidrológica dessa região está conectada. Por isso, as obras são para unir e não dividir. Nosso trabalho virou uma referência, tanto que antes de construirmos as EBAPs, as pessoas não pediam essas obras. Agora, outras regiões também pedem essas estações. Cobilândia virou meme, por exemplo, porque não alaga mais. O reconhecimento disso é que prefeituras de fora do Estado já nos procuraram para conhecer nossos projetos", disse Casagrande.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
A EBAP Marinho é responsável por receber e bombear para a baía de Vitória as águas provenientes das EBAPs Marilândia e Cobilândia, além de receber e bombear a contribuição das águas do Canal América e dos córregos Campo Grande e Maria Preta. Além da Estação de Bombeamento, o trecho do Canal Marinho localizado em frente aos poços das bombas foi totalmente revestido em concreto, tendo como objetivo evitar o carreamento de resíduos sólidos finos para dentro do poço de bombas, garantindo melhor performance para as bombas e menor necessidade de manutenção.
"A EBAP foi totalmente automatizada, podendo, inclusive, ser operada remotamente, proporcionando maior segurança à sua operação, já que não é necessária a presença de um operador no local para ligar as bombas. A EBAP Marinho conta ainda com sistema de geradores de energia a diesel que serão acionados automaticamente em caso de falta de energia", explicou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.
Foram instaladas seis comportas de maré, que auxiliarão no controle das águas da baía de Vitória em épocas de chuvas intensas. Os bairros de Jardim América, Rio Marinho, Nova América, Jardim de Alah, São Torquato, Vasco da Gama, Sotelândia, Cobilândia e Jardim Marilândia serão contemplados com a obra.