A Ouvidoria funciona como ponte entre a Prefeitura e o cidadão; nos canais de atendimento população pode ter acesso a qualquer informação pública e realizar elogios, sugestões, denúncias, solicitações de serviços públicos e reclamações, inclusive de forma anônima
As muitas prefeituras Brasil afora têm algumas dificuldades em oferecer retorno e atendimento rápido ao cidadão quando esse procura o Poder Público. Em Jaguaré essa dificuldade vem sendo superada desde a criação da Ouvidoria Municipal, que é um dos canais mais eficazes da relação entre a população e a Prefeitura. Destaca-se que pouco adianta fazer reclamações em grupos nas redes sociais e em programas de rádio sem registrar um protocolo na Ouvidoria.
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O órgão estabelece uma relação eficiente entre o cidadão e a Administração Pública. Funciona como um espaço de diálogo onde o cidadão tem voz e é ouvido de forma qualificada. Assim a relação entre Prefeitura e cidadão é fortalecida promovendo a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.
Como funciona?
A Ouvidoria é o canal por onde o cidadão realiza pedidos de informação esclarecendo dúvidas, faz alguma reclamação ou sugestão e também realiza denúncias ou elogios e, se quiser, não precisa se identificar. Após esse primeiro passo, a Ouvidoria dá encaminhamento à demanda para o setor responsável. Tudo é monitorado até a resposta final e, posteriormente, encaminhadas à pessoa que se manifestou. Todo o processo tem que ser realizado em até 30 dias. A qualidade dessa resposta e o tempo que ela levou para chegar ao cidadão que define a eficiência do serviço.
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"A Ouvidoria Municipal é uma unidade do setor público, que recebe as demandas dos cidadãos, em prol da garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão apresenta sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. A Ouvidoria é uma unidade interlocutora entre o cidadão e a administração pública", destaca a controladora da Prefeitura de Jaguaré, Kettini Calvi.
Canais para acessar
O principal canal de acesso à Ouvidoria em Jaguaré é pela internet. O cidadão deve entrar no site da Prefeitura (www.jaguare.es.gov.br) e clicar em "Ouvidoria" ou "e-OUV". A partir daí será direcionado para o sistema autoexplicativo onde ele poderá registrar sua mensagem. Outra forma de contato é pelo número (27) 3769-1555, ou, comparecendo pessoalmente ao prédio da Prefeitura na Avenida 09 de Agosto, no Centro da cidade.
Eficiência
A controladora esclarece ainda que, normalmente os registros se referem a obras irregulares, esgoto e lixo lançados nas vias públicas, lotes sujos, construções sem alvará, casos de estradas no interior destruídas pelas chuvas, trânsito no Centro da cidade, estacionamentos irregulares, postura de lojistas, placas e produtos de lojas em lugares que atrapalham os pedestres.
"Com o tempo, as pessoas vão entendendo que a Ouvidoria dá respostas mais rapidamente e pode-se chegar efetivamente às soluções dos problemas. O jaguarense pode e deve fazer uso desse canal", conclui Kettini Calvi. Em 2022, foram registradas mais de 400 ouvidorias. Este ano, já foram 33 ouvidorias realizadas até esta terça-feira, 17 de janeiro.