A seleção das bolsas ocorre por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022
Quem ainda não se inscreveram no Nossa Bolsa 2023 tem até as 23h59 desta terça-feira (14) para garantir a inscrição na seletiva. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o Edital 27/2022 – Programa Nossa Bolsa 2023 para que jovens do Espírito Santo possam realizar a graduação com bolsa de estudo integral, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pelo Governo do Estado.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
"O Governo do Estado se empenha em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais. Graduação particular tem um custo alto e com o Nossa Bolsa queremos oportunizar o conhecimento", comentou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
"Neste edital, ampliamos a forma de seleção dos candidatos para que mais capixabas pudessem participar do edital. Sempre temos um número grande inscritos no Nossa Bolsa e sabemos que os anos de pandemia no Estado teve um impacto negativo na educação e, com isso, muitos estudantes não fizeram o Enem. Pensando nisso, optamos por ampliar os anos do Enem para que mais jovens consigam concorrer às bolsas e, dessa forma, democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa", explicou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Ao todo, 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em 15 municípios de todas as regiões do Estado, têm ofertas de bolsas.
O Nossa Bolsa 2023 é uma realização da Fapes, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e investe mais de R$ 41 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
O Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2023 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
- Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.
O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo e não tenham condições de custear o estudo.
O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (Ead), além da pesquisa, extensão e a inovação.