Rápido no gatilho. A assessoria do deputado estadual Denninho Silva foi mais rápida e protocolou às 10:00:01 o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar e investigar a comercialização, o uso e manuseio de explosivos e combustíveis no âmbito do Estado do Espírito Santo.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A Mesa Diretora da Casa abriu, nesta quinta-feira (16), o sistema online para registros das comissões temporárias às 10 horas em ponto, conforme tinha sido combinado no dia anterior entre o presidente, deputado Marcelo Santos, e os demais parlamentares.
Denninho protocolou seu requerimento em um segundo. Depois vieram os deputados Dary Pagung (7 seg), Alexandre Xambinho (31 seg), Janete de Sá (46 seg) e Tyago Hoffmann (54 seg).
O deputado Vandinho Leite aparece em sexto lugar com 2 minutos e 19 segundos de protocolo, ficando de fora da tramitação, pois o limite de CPIs em funcionamento permitido pelo regimento da Casa é de no máximo cinco.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Denninho informou que vai investigar o transporte irregular de combustíveis, o aferimento das bombas nos postos e, sobretudo, sonegação e adulteração.
"O objetivo à frente da CPI dos Explosivos e Combustíveis é aprofundar as investigações a respeito da sonegação, adulteração e, para isso, vamos às refinarias, distribuidoras e postos de gasolina. Temos recebido diversas reclamações e denúncias de pessoas que abastecem e em seguida o veículo apresenta problemas no motor. E isso é sintoma de adulteração de combustível", disse Denninho.
Além de Denninho, o deputado Dary Pagung também conseguiu emplacar sua CPI para apurar e investigar o combate ao abuso sexual e violência cometida contra crianças e adolescentes.
O próximo da lista de cinco primeiros protocolos é o deputado Alexandre Xambinho, que vai presidir a CPI dos licenciamentos ambientais, bem como a atuação e ou omissão dos órgãos responsáveis pela emissão no ES.
Quarto a protocolar requerimento de CPI foi o time da deputada Janete de Sá, que vai apurar e investigar a prática de maus-tratos cometidos contra animais no Estado.
E por último, Tyago Hoffmann conseguiu emplacar a sua CPI para investigar e fiscalizar o cumprimento dos contratos de concessão de rodovias no ES.