Ă o segundo dia seguido de operação policial no Complexo da MarĂ©, que compreende 16 favelas na Zona Norte do Rio. Duas escolas estaduais e 41 escolas municipais tiveram as aulas suspensas nesta sexta (3).
Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem uma operação nas comunidades do Parque União e Nova Holanda, no complexo da Maré, Zona Norte do Rio, desde o fim da madrugada desta sexta-feira (3). De acordo com a PM, um dos objetivos é localizar criminosos.
Quer receber nossas notĂcias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notĂcias!
Pelo clima de insegurança na comunidade, duas escolas estaduais e 41 escolas municipais suspenderam as aulas no perĂodo da manhã desta sexta. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o protocolo de Acesso Mais Seguro foi acionado para preservar a segurança dos alunos, pais e funcionĂĄrios.
O CE Professor João Borges e o Ciep 326 Professor César Pernetta, que são escolas estaduais, não vão funcionar no turno da manhã. Ainda não hĂĄ informações sobre as aulas no perĂodo da tarde.
Até a publicação desta reportagem não havia relatos de tiroteios. Os policiais chegaram na comunidade por volta de 4h30. Policiais civis estavam presentes nos entornos do Complexo pela manhã.
Por volta das 12h30, moradores relataram a presença do Bope nas comunidades da Baixa do Sapateiro, Vila dos Pinheiros, Salsa e MerĂȘngue. A ação conta com blindados. Não hĂĄ informações sobre prisões.
O g1 procurou a PolĂcia Civil para saber mais informações da presença da corporação durante a operação, mas não obteve retorno até a Ășltima atualização desta reportagem.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
De acordo com moradores da Rua Darci Vargas, os agentes entraram em residĂȘncias ainda durante a madrugada. Uma moradora, que não quis se identificar, relatou que estava de roupas Ăntimas na hora e ficou muito assustada porque não havia escutado os policiais entrando.
Diversas casas da mesma rua também foram vasculhadas.
Questionada sobre a entrada dos policiais em residĂȘncias, a PolĂcia Militar afirmou que "as ações da corporação obedecem a critérios técnicos e a um planejamento estratégico, transcorrendo dentro do previsto na legislação vigente" e informou que os moradores podem fazer eventuais denĂșncias pelo telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected]. O anonimato é garantido.
PolĂcia Civil presente em operação do Bope no Complexo da Maré — Foto: Reprodução/TV Globo
Esse é o segundo dia de operação policial no Complexo da Maré. Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) operaram em comunidades da região. Quatro pessoas foram presas.
Em função do tiroteio, escolas e unidade de saĂșde da comunidade precisaram fechar nesta quinta-feira (9).
Crianças se abaixam em meio a tiroteio no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução