Produtoras de café mostram que as mulheres têm assumido posições de liderança e contribuído para o desenvolvimento econômico e social
Do plantio até as prateleiras das lojas, as mulheres vêm conquistando espaço e empreendendo no agronegócio do Espírito Santo. Elas são responsáveis por setores desde a produção, colheita até a comercialização do produto.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Andréia Pereira de Carvalho Duda, por exemplo, é moradora da comunidade de Santa Cruz de Terra Alta, em Linhares, na região Norte do Estado. Nascida e criada no campo, a ela tem percorrido o novo desafio da família: o café especial Duda Coffee.
"Quando vi o resultado do concurso, foi muito emocionante, mas se qualquer outra mulher ganhasse o prêmio, eu ficaria muito feliz, pois precisamos mostrar a nossa força no campo. A minha amostra do concurso foi a mistura de alguns clones, de bebidas que gosto, que acho mais gostosas e para minha surpresa, sai campeã", disse Andreia.
A produtora participa de todo o processo de produção do café, e apesar do campo ainda ser um serviço em que a presença masculina ainda é predominante, a produtora não se vê indiferente de ninguém.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
"Colhemos o café, é lavado, vai até o terreiro e fazemos uma seleção. Todos os dias, de meia em meia hora, eu mexo o café e três vezes faço a medição da temperatura e umidade. Após 15 dias, levamos para pilar, retornamos para o terreiro para atingir a umidade ideal e, aí sim, ensacamos, seguimos para embalagem e comercializamos o produto", conta.
Renara, ao contrário da Andreia, não foi nascida e criada no interior. Há pouco mais de dois anos, ela se casou e foi morar em Linhares, vendo no café uma possibilidade de verticalizar a produção da família que está envolvida no processo, mas, a maior responsabilidade até o café chegar na mesa do consumidor é dela.
"Quero ser uma referência para outras mulheres, principalmente para as produtoras que querem ter uma renda diferente, pois, por menor negócio que seja, com dedicação dá certo", incentivou Renara.
*Com informações da Prefeitura de Linhares