A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o grupo "Amigos do Rio", realizou neste último sábado (08), trabalhos de limpeza superficial no rio Cricaré, serviço executado de forma manual resultou na completa remoção de sacos de lixo e outros resíduos que ficaram acumulados sobre o leito e margens do rio, tivemos a participação de 8 caiaqueiros, 7 barcos e uma equipe de aproximadamente 35 pessoas, entre membros do grupo "Amigos do Rio" e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.
"A união do poder público e a sociedade civil é importantíssima para desenvolver políticas públicas de educação ambiental e sua preservação, pois juntos conseguimos alcançar os objetivos em comum para o bem de toda a sociedade e natureza. Juntos somos mais fortes, disse o Secretário "Victor Cremasco Mendonça".
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Foi disponibilizado uma van e um caminhão para levar os membros e os caiaques, onde foram percorridos inicialmente 4km até a Pedra da Coroa, enquanto os barqueiros subiram o rio por 4km fazendo a limpeza das margens, remoção de troncos e plantio de mudas para reflorestamento. Ao encerrar a ação foi servido um almoço para todos os participantes, como forma de agradecimento pelo serviço prestado.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
O projeto "Amigos Cricaré" foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo "Amigos do Rio" (Membros da sociedade Civil) para desenvolver ações ecológicas de preservação e educação ambiental do rio Cricaré. Sendo assim, visa despertar na população a necessidade de destinar o lixo em locais apropriados de forma a não poluir o meio ambiente.
É uma excelente oportunidade para a Prefeitura de Nova Venécia e sociedade local interagirem por um bem comum, que é a limpeza e reflorestamento das margens do rio, visando a preservação dos seus recursos hídricos e sua utilização de forma sustentável.
Teve como objetivo:
Remoção do lixo seco (latas, vidros, pets) pneus e outros resíduos que foram descartados ilegalmente no Rio Cricaré, removendo em torno de 300kg ao todo.
Plantio de 40 mudas de árvores nativas em vários pontos do percurso para colaborar com o reflorestamento.
Diagnóstico feito pela CBH (Comitê de Bacias do Rio São Mateus) do percurso para fins de observação aos instrumentos de gestão de recursos Hídricos e reflorestamento.