Últimas Noticias Espirito Santo

Câmeras com inteligência artificial serão usadas em escolas do ES

Sistema de videomonitoramento será interligado ao Cerco Inteligente para ajudar no monitoramento e em investigações de casos

Por Regional ES

28/04/2023 às 12:52:14 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A tecnologia será uma aliada para garantir a segurança nas escolas. É o que prevê o Plano Estadual de Segurança Escolar apresentado nesta quinta-feira (27) pelo governo do Espírito Santo.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O projeto é dividido em cinco eixos de ações e prevê que sejam instaladas câmeras inteligentes nas áreas internas e externas das escolas. Nesta sexta-feira (28), o secretário de Estado da Segurança, Alexandre Ramalho, explicou em entrevista ao ES no Ar, da TV Vitória/Record TV, que o sistema será integrado ao Cerco de Inteligência.

"São câmeras inteligentes que conseguem identificar uma pessoa com movimento brusco ou que está tensa. Teremos câmeras com inteligência artificial no interior da escola e também totens na porta do colégio, na parte externa, monitorando todo o ambiente exterior. Essas tecnologias vão conversar diretamente com o nosso Cerco de Inteligência, que tem tido excelentes resultados, principalmente, no trabalho de investigação", disse.

O documento elaborado por diversas instituições do Estado prevê o uso do sistema de videomonitoramento inteligente de diferentes formas. Veja a seguir:

BODYCAMS: Com elas será possível adicionar recursos e funções ao sistema, que permitirão que o vídeo, imagens e metadados gerados pelas bodycams sejam incluídos ao Cerco Inteligente, e utilizados para agregar valor à aplicação;

TOTENS INTELIGENTES: Serão implantados totens de emergência em locais estratégicos, permitindo a comunicação direta com o Ciodes, além da possibilidade de gravar vídeos e gerar metadados;

VIDEO MONITORAMENTO INTELIGENTE DE VIAS URBANAS: Ampliação e integração do programa "Olho digital" com a plataforma de Big Data, adicionando tecnologias analíticas a estas câmeras.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE
Foto: Divulgação/ Governo do ES
"Nenhum outro estado brasileiro tem uma ferramenta tão atualizada e moderna como nós temos no Espírito Santo, que atende à Fazenda, ao Idaf, ao Detran e a Segurança Pública. Não só na recuperação de veículos furtados e roubados, mas principalmente na investigação de todos os crimes que ocorrem no Estado. Essa ferramenta agrega, facilmente, à sua tecnologia diversas outras ferramentas", complementou Ramalho.

Plano traz ações em diferentes eixos

As estratégias adotadas com o plano foram elaboradas e discutidas no Comitê Integrado Governamental de Segurança Escolar, que contou com mais de 40 pessoas de 16 instituições distintas.

O grupo foi criado em fevereiro. Em novembro de 2022, após ataque em duas escolas de Aracruz, no Norte do Estado, o governo implementou uma Sala de Situação para dar apoio às vítimas e começar a discutir as primeiras ações que viriam a ser adotadas.

O Plano Estadual de Segurança Escolar é dividido em cinco eixos: atenção psicossocial e ações pedagógicas; ações de prevenção; gestão inovadora; ações de inteligência; e fortalecimento operacional. Veja a seguir o detalhamento das medidas que serão adotadas em cada eixo:


ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS

— Contratação de psicólogos e assistentes sociais para atender aos alunos da rede de ensino.

AÇÕES PREVENTIVAS

— Retomada e ampliação do Programa Papo de Responsa;
— Retomada e ampliação do Proerd;
— Manual de Policiamento e Segurança Escolar;
— Curso de enfrentamento e prevenção ao atirador ativo;
— Fórum Nacional de Segurança Escolar;
— Protocolo para emergência escolar;
— Reuniões com diretores de escola;
— Capacitação em primeiros socorros.


GESTÃO INOVADORA

— Protocolo de atendimento;
— Novo código para ocorrências;
— Monitoramento de casos;
— Projeto de Tecnologia da Informação no ambiente escolar.

AÇÕES DE INTELIGÊNCIA

— Ações do Disque-Denúncia;
— Ações integradas de inteligência.

FORTALECIMENTO OPERACIONAL

— Criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar;
— Criação do Núcleo Especializado em Segurança Escolar da Polícia Civil.
Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES