TRABALHADOR

Dino quer apuração sobre campanha do Google contra PL das Fake News

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que vai acionar a Secretaria Nacional do Consumidor

Por Regional ES em 02/05/2023 às 07:49:32

Foto: Google

Após relatos sobre uma campanha que estaria sendo promovida por plataformas de busca na internet e de redes sociais contra o Projeto de Lei da Fake News (PL 2630/20), o ministro da Justiça e Segurança PĂșblica, FlĂĄvio Dino, publicou nesta segunda-feira (1Âș), no Twitter, que a pasta irĂĄ apurar a possĂ­vel ocorrĂȘncia de prĂĄticas abusivas pelas empresas.

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Ao fazer o anĂșncio em sua conta oficial, o ministro compartilhou uma publicação da organização de combate à desinformação Sleeping Giants Brasil, segundo a qual a empresa Google estaria "usando a própria plataforma para atacar a PL e, o Twitter deslogando a conta das pessoas para atrapalhar".

Inquérito Administrativo

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) escreveu, no Twitter, que irĂĄ pedir abertura de inquérito no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), "por possĂ­vel infração contra a ordem econômica (Lei 12.529/12) por abuso de posição dominante".

CRICARE

Votação

O PL das Fake News tem previsão de ser votado nesta terça-feira (2) na Câmara, após os deputados terem aprovado na Ășltima terça-feira (25) o regime de urgĂȘncia para a matéria. Ainda resta dĂșvida, contudo, sobre se hĂĄ consenso entre lĂ­deres partidĂĄrios para que a matéria seja de fato chamada para votação.

O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), também acusou nesta segunda (1Âș) as grandes empresas de tecnologia de "ação suja" contra o projeto que busca regulamentar as redes sociais no paĂ­s.

A declaração foi dada a jornalistas em São Paulo, após tradicional ato das centrais sindicais pelo Dia do Trabalhador, no Vale do AnhangabaĂș.

Em paralelo, um relatório publicado pelo NetLab, Laboratório de Estudos de Internet e MĂ­dias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta o que seria, por exemplo, um enviesamento dos resultados de busca no Google para privilegiar conteĂșdos crĂ­ticos ao projeto de lei.


"Reunimos evidĂȘncias de que o Google vem apresentando resultados de busca enviesados para usuĂĄrios que pesquisam por termos relacionados ao projeto de lei, insinuando que as buscas são por "PL da Censura", que é o nome usado pela oposição contra a regulamentação das plataformas, e não pelo nome oficial "PL 2630" ou o nome usado pela imprensa "PL das Fake News"", diz o estudo.

Nesta segunda-feira, o Google fixou em sua pĂĄgina oficial a seguinte um link com a seguinte mensagem: "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil". Ao clicar, o usuĂĄrio é remetido a um texto do diretor de Relações Governamentais e PolĂ­ticas PĂșblicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com crĂ­ticas ao projeto.

A AgĂȘncia Brasil tentou contato com o Google para obter um posicionamento sobre as acusações, por e-mail de atendimento à imprensa e por mensagens enviadas à assessoria da empresa, mas até o momento não houve retorno.

Fonte: Folha Vitória / AgĂȘncia Brasil

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