A Caixa Econômica Federal liberou R$ 25,4 bilhões para cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que possuem saldo de cotas do Pis/Pasep. Os valores podem ser sacados até 5 de agosto.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O Edital de Chamamento Público para o pagamento foi publicada na quarta-feira (07) no Diário Oficial da União. Os beneficiários não precisam ir às agências para sacar o valor que têm direito, basta acessar o aplicativo do FGTS. De acordo com a Caixa, se o saque não for realizado no período, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional.
Quem pode sacar o Pis/Pasep?
Atualmente, segundo dados da Caixa Econômica, 10,5 milhões de trabalhadores têm saldo Pis/Pasep disponível para saque.
Têm direito a retirar as cotas quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do Pis/Pasep.
Desde a publicação da Medida Provisória nº 946/2020, que transferiu os recursos para o FGTS, o saque integral das cotas Pis/Pasep está disponível aos titulares ou beneficiários legais, em caso de titular falecido.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Como consultar e sacar o valor na conta?
Para solicitar o saque, basta o beneficiário abrir o aplicativo, selecionar a mensagem "Você possui saque disponível" e depois clicar em "Solicitar o saque do PIS/PASEP".
O trabalhador deverá escolher a forma de saque, crédito em conta ou presencial, verificar os dados e selecionar "Confirmar saque".
O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.
Se o trabalhador for falecido, dependentes pode sacar Pis/Pasep?
Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta Pis/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.
Folha Vitória