O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, pediu exoneração do cargo no governo do Estado nesta sexta-feira (30) para se dedicar ao tratamento de saúde do filho caçula, o Mateus, de 11 anos. O secretário vai para São Paulo para dar continuidade ao tratamento do filho. A doença não foi divulgada.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Altoé estava à frente da defesa do Estado na Reforma Tributária, fazia parte do Conselho de Secretários da Fazenda do País (Consefaz) e foi o responsável por elaborar, junto com sua equipe, o pacote de sete propostas que o Estado encaminhou para o relator da Reforma Tributária na Câmara Federal.
Numa entrevista à coluna, Altoé chegou a dizer que o Espírito Santo era um dos três estados que mais perdia com a Reforma Tributária, cerca de 20% do ICMS ou R$ 3,5 bilhões por ano.
O governador anunciou a saída de Altoé e o nome do substituto em uma rede social: "O secretário Marcelo Altoé deixará a pasta da Secretaria da Fazenda a partir de hoje para se dedicar ao tratamento de saúde de seu filho. Ele ainda permanecerá colaborando com nossa equipe. Em seu lugar, assume Benicio Costa", escreveu. É a primeira mudança no 1º escalão na atual gestão de Casagrande.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Benicio é auditor fiscal e atual subsecretário de Estado da Receita. É servidor de carreira da Sefaz desde 2016, é formado em Engenharia Elétrica pela Ufes e tem especialização em Planejamento Tributário. Ele já assume a pasta na próxima segunda-feira.
Em seu perfil do Instagram, Altoé escreveu sobre sua saída do governo.
"É com pesar que informo que, devido ao agravamento de problemas de saúde enfrentados pelo meu filho caçula, o Mateus, tomei a difícil decisão de solicitar minha exoneração do cargo de secretário de Estado da Fazenda. Compreendo a importância e a responsabilidade que acompanham essa posição, mas, neste momento, minha prioridade é estar ao lado da minha família e cuidar daqueles que tanto amo."
Ele também fez um pequeno balanço da atuação à frente da Sefaz. "Durante o meu tempo como secretário de Estado da Fazenda, dediquei-me incansavelmente a fortalecer a economia do nosso Estado e a garantir uma gestão fiscal responsável. Foi uma jornada desafiadora, mas gratificante, e sou grato pelo apoio e confiança que recebi do governador Renato Casagrande ao longo deste caminho".
Altoé agradeceu à equipe de trabalho e aos representantes do setor produtivo e disse que vai continuar colaborando. "Asseguro-lhes que serão tomadas todas as providências necessárias para garantir uma transição tranquila e eficiente na Sefaz ( ) A pedido do governador Renato Casagrande, continuarei colaborando com a equipe, dando continuidade aos projetos da secretaria".
E, por fim, pediu orações pela família. "Peço suas orações e pensamentos positivos para minha família neste momento difícil. Com o amor e o apoio de todos, tenho esperança de que superaremos essa adversidade e voltaremos mais fortes do que nunca". Além de Mateus, ele também tem uma filha adolescente.