Destaque Ibatiba

Video | Professor do ES que viralizou após 'corredor de palmas' ao se aposentar retorna para a escola

Depois de dias de férias, Jacy Silveira voltou à unidade escolar em Ibatiba, no Sul do Espírito Santo. Não para dar aulas novamente, mas para rever amigos funcionários e alunos.

Por Regional ES

06/07/2023 às 20:25:16 - Atualizado há
Professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, que viralizou ao se aposentar, volta à Escola Municipal David Gomes, no ES ?- Foto: Reprodução/TV Gazeta

A volta para a escola está diferente. Depois de 35 anos dentro da sala de aula, o professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, agora retornou para a Escola Municipal David Gomes, em Ibatiba, onde atuou por mais de três décadas, na condição de convidado mais que especial.

Foi nesta mesma unidade de ensino que o professor viralizou ao receber uma homenagem diferente. Alunos, professores e outros profissionais da escola fizeram um "corredor de palmas" para a despedida de Jacy, que estava em seu último dia de trabalho antes de se aposentar. Ele, claro, se emocionou."Quando eu desci do carro e caminhei em direção à escola, eu senti uma alegria muito grande de estar voltando aqui", disse o professor.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

THOMAZINE

O professor retorna sorridente. Cumprimenta funcionários, tira fotos e é recebido com carinhos pelos agora ex-alunos. A visita foi especial. Isso porque ele voltou à unidade escolar para rever amigos depois de uns dias de férias.

No retorno, mesmo que rápido e que não fosse para dar aulas, Jacy relembrou momentos marcantes. Se todo professor sonha em mudar a vida de seus alunos, ele pode dizer que também realizou vários. Ao longo desses anos, Jacy tocou e mudou a vida de muitos estudantes, mas sempre tem aquela história que deixa marcas.

Mas se os alunos deixam marcas no professor Jacy, ele também, com seu jeito carinhoso, suas dancinhas e imenso amor, também fica na memória dos pequenos.

"Fiquei feliz por ele, porque ele se aposentou e ficou feliz. E triste também porque ele é um professor muito bom e muito legal", diz o aluno Vinícius Donato.

"Olha bem, o professor que pude jogar bola com ele, hoje está se aposentando. Fico feliz de ver essa homenagem que fizeram para ele", disse Mauro Lúcio da Silva, ex-aluno do professor Jacy.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

CRICARE

Uma vida dentro da sala de aula

Nascido em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, Jacy trabalhou desde a adolescência na cultura de subsistência, dividindo os estudos com a rotina nas plantações de café, milho, arroz e feijão da família.

Foi logo depois que terminou o ensino médio que o jovem teve o primeiro contato com uma sala de aula como docente.

Professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, que viralizou ao se aposentar, volta à Escola Municipal David Gomes, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, que viralizou ao se aposentar, volta à Escola Municipal David Gomes, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Além do magistério, o professor também tinha a formação de Pedagogia e especialização em Inspeção Escolar. Antes de se aposentar, Jacy dava aulas de Matemática, História e Geografia, em duas turmas do 5º ano.

Lembranças: "completei minha missão"

Assista o video: Estudantes fazem corredor humano para aplaudir professor no último dia antes dele se após

Apaixonado pela profissão, o professor disse que quando entrava em uma sala de aula esquecia de tudo que acontecia fora dela.

"Não tinha nada melhor do que entrar sala e ver que ali tinham pessoas querendo aprender. Era o meu mundo. Eu esquecia tinha problemas, esquecia o que tinha lá fora. Para mim, só existia aqueles 30, 35 alunos. Eu encerro a minha trajetória com a sensação de que completei a minha missão", disse.

"Era uma atividade sobre meios de transportes, e aquele aluno era sempre desinteressado, não fazia nada. Mas naquele dia ele ficou com o cartaz na mão, olhando, e disse: 'professor, eu vou ser caminhoneiro quando crescer'. Aí eu o orientei e disse que ele precisaria saber ler, escrever, aprender sobre legislação do trânsito, entre outras coisas. Anos depois, vi esse meu aluno... Um caminhoneiro e tanto! Que orgulho!", disse.

O professor também lembra das festas da cidade em que participa e os alunos antigos, hoje crescidos e com família, fazem questão de apresentar seus filhos.

"Eles vêm até mim e dizem: 'meus filhos, esse é o professor que me ensinou a fazer cálculo, a contar as sacas do café'. O café é o nosso principal produto do agronegócio na região. Isso transforma vidas", disse.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES