Vice-presidente é acompanhado pelo governador Renato Casagrande e também pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chegou ao Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (27) para uma série de agendas, entre elas a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, no Norte do Estado.
O primeiro compromisso foi um café da manhã no gabinete do governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta. Na pauta, assuntos referentes ao desenvolvimento do Espírito Santo.
Casagrande adiantou em entrevista ao Folha Vitória, a lista de pedidos que entregaria ao vice-presidente. Entre eles, a construção de estrada de ferro no Sul do Espírito Santo, BR-101, BR-262, BR-259, além da ponte de Colatina.
Após sair do Palácio Anchieta, Alckmin se dirigiu para a Vports, o novo Porto de Vitória, onde acompanha uma operação inédita no Brasil, com o primeiro carregamento de lítio verde no país.
Serão enviadas 30 mil toneladas para a China, sendo metade de concentrado de lítio grau bateria e o restante de rejeitos ultrafinos, produtos altamente sustentáveis e destinados à composição de baterias de veículos elétricos.
O carregamento é da Sigma Lithium, empresa brasileira localizada no Vale do Jequitinhonha, dedicada à alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza.
Além de Alckmin, também acompanha a operação no Porto de Vitória o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe.
Finalizada a agenda no porto, o vice-presidente segue para uma cerimônia em comemoração aos 65 anos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na ocasião, assinará com o governador Renato Casagrande resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações de Aracruz.