Avaliação do modelo no estado, onde há 10 escolas implantadas, é objetivo da reunião do colegiado de Proteção à Criança
O debate em torno dos resultados do modelo de ensino das escolas cívico-militares no estado e a manutenção das unidades darão o tom da reunião que será promovida pela Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, na terça-feira (15), no Plenário Rui Barbosa, com a presença de gestores municipais.
O tema ganhou debate público depois que o governo federal revogou o programa, criado na gestão passada. Mas mesmo sem o apoio do Ministério da Educação (MEC), os sete municípios do Espírito Santo que contam com a iniciativa poderão mantê-la. Prefeitos dessas cidades foram convidados para a reunião.
"O modelo de escola cívico-militar já mostrou que funciona e dá certo. Por isso estamos trazendo aqui o prefeito de Viana, Wanderson (Wanderson Bueno), para nos apresentar os resultados positivos das duas unidades que o município tem em atividade", adiantou o presidente do colegiado, Alcântaro Filho (Republicanos).
Além de Viana, que tem duas escolas, há ainda Cariacica com três. Vila Velha, Nova Venécia, Marataízes, Sooretama e Montanha dispõem de uma cada, totalizando dez.
CPI dos Animais
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga maus-tratos contra animais se reúne duas vezes – ambos os encontros estão marcados para o Plenário Rui Barbosa. Na terça (15), às 18h30, o colegiado fará a oitiva da dona do cachorro que ficou dias isolado na varanda de um prédio em Jardim Camburi. O animal foi resgatado no último dia 29.
Na quinta (17), às 10 horas, a CPI registra o depoimento do homem que matou a facadas a cadela do vizinho no bairro Grande Vitória, na capital, no dia 28 de julho.
Meio Ambiente
Às 10 horas de quinta (17), a Comissão de Meio Ambiente receberá representantes da mineradora Vale e da siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, na presença do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), para acompanhar o cumprimento das metas previstas nos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) assinados pelas duas multinacionais a fim de minimizar a poluição na Grande Vitória.
Audiência pública
Os direitos e prioridades na área de segurança pública em Linhares serão debatidos em audiência pública na câmara municipal da cidade, na quarta (16). Os trabalhos serão conduzidos pelo colegiado temático da Ales. Para o debate foram convidadas autoridades estaduais e municipais do segmento.
Amunes na Estrada
O projeto Amunes na Estrada, em parceria com a Ales, promove duas das últimas três reuniões nesta semana. Na quinta (17), Brejetuba sedia o encontro da entidade com representantes dos municípios da Região Sudoeste Serrana. No dia seguinte, sexta (18), é a vez de Itarana (Região Central Serrana). O horário de início é sempre às 8 horas.