Representantes culturais de Jaguaré, participaram da Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, na última sexta-feira no Sítio Histórico Porto, em São Mateus; o evento teve como objetivo reunir propostas para futuras decisões no âmbito cultural do País
Na última sexta-feira, 18 de agosto, representantes culturais do município de Jaguaré, viajaram para São Mateus para participar da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Estado. O evento foi realizado na Casa da Cultura, Largo do Chafariz, no Sítio Histórico Porto, em São Mateus.
Com representantes das cidades de São Mateus, Baixo Guandu, Jaguaré, Linhares, Montanha e Ponto Belo, o objetivo principal da conferência, foi promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade. A finalidade foi o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da Federação envolvendo todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
A conferência contou com a leitura do regimento, palestra com o tema Democracia e Direito à Cultura, divisão dos grupos de trabalhos para discussão dos temas oferecidos, aprovação das propostas e a eleição dos delegados. O local escolhido para desenvolver as atividades sobre a conferência, foi o Porto de São Mateus, que teve uma grande importância para o crescimento da cidade e que até hoje guarda riquezas culturais da região norte do Estado.
Para o secretário municipal de Cultura de Jaguaré, Elias Viana, participar de cerimônias, eventos culturais como esse, é de muita importância para o município "A participação das pessoas do nosso município, envolvida nesse evento, traz muitas riquezas para Jaguaré, e discutir sobre políticas públicas e culturais pode nos ajudar a resolver problemas futuros, em nossa região" disse Elias.