A 5ª edição da Capittella, em Nova Venécia, no Noroeste do Estado, atraiu mais de 3 mil pessoas para celebrar a cultura e a tradição italiana no município. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de agosto e contou com uma programação variada, repleta de apresentações culturais como músicas, desfiles e danças. A gastronomia não ficou de lado: teve, ainda, o tradicional tombo da polenta, um dos principais pratos típicos da região.
Durante a Capittella, a Unidade Móvel de Gastronomia do Senac- ES levou aulas-show inesquecíveis, oficinas divertidas, apresentações dinâmicas e uma programação recheada de pratos saborosos. Durante o período que antecedeu o evento, de 4 a 22 de agosto, a unidade promoveu ações focadas na qualificação de comerciantes locais e suas equipes. O programa abordou diversos temas relacionados à gastronomia italiana e ao atendimento.
A Gestora da Unidade Educacional do Senac-ES em São Mateus, Geovana Piol, destacou a participação da instituição no evento. "A Capittella não foi apenas um evento gastronômico, mas também um espaço de aprendizado, troca de experiências e celebração da rica cultura local. O Senac-ES certamente deixou sua marca e contribuiu para tornar o evento ainda mais especial", concluiu Piol.
Entre outras atrações que ressaltaram o potencial da Unidade Móvel, o Chef Menezes cativou a audiência com a preparação da irresistível Tagliatella ala Venezia, enquanto a Instrutora do Senac, Jaqueline Fortes, conduziu uma divertida oficina para crianças, ensinando a criação do saboroso Pirulito Kids e da Panacota de Café.
Próxima parada: Itaúnas
Nesta segunda-feira (28) a Unidade Móvel de Gastronomia se despe de Nova Venécia com destino já definido: o Festival Gastronômico Itaúnas & Sabores, na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra. Por lá, o Senac-ES vai dar continuidade às ações educacionais para levar conhecimento, incentivar a cultura local e fortalecer a gastronomia regional.
Foto: Reprodução