Diferente de 2023, em que os dias de descanso caíram em boa parte na quinta-feira, o calendário do próximo ano concentra os feriados nos fim de semana
À medida que nos aproximamos de 2024, um ano bissexto com seus 366 dias, já é possível vislumbrar um calendário que não será tão generoso em termos de feriados prolongados. O mês de fevereiro, que terá um dia a mais, com 29 dias, não será suficiente para compensar a escassez de oportunidades para emendar folgas.
Ao contrário de 2023, quando os feriados caíram de forma estratégica em quintas-feiras, permitindo a criação de fins de semana prolongados, 2024 apresenta um cenário menos favorável, com a maioria das datas comemorativas concentradas nos dias de sábado, domingo e quarta-feira.
Embora a lista oficial de feriados e pontos facultativos seja aguardada para ser divulgada pelo Ministério da Economia em dezembro, é possível fazer projeções com base nos feriados tradicionais e na lista da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) que se mantêm consistentes ano após ano.
A primeira oportunidade para emendar dias de descanso ocorrerá no final de fevereiro, durante o Carnaval, quando as segundas e terças-feiras de folia, além de parte do dia seguinte, a Quarta-feira de Cinzas, são considerados pontos facultativos.
No segundo semestre, os desafios no calendário se tornam mais evidentes, com feriados como a Independência do Brasil e o Dia de Finados caindo estrategicamente aos sábados. A perspectiva para 2024 é de menos dias de folga prolongada, tornando o planejamento de escapadas e momentos de lazer um desafio para os brasileiros.
1 de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira);
29 de março: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira);
8 de abril: Dia de Nossa Senhora da Penha (segunda-feira);
21 de abril: Tiradentes (domingo);
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira);
7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);
02 de novembro: Finados (sábado)
15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
25 de dezembro: Natal (quarta-feira).
12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira);
13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);
14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);
30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).