Anúncio do título acontece na noite desta quarta (18) nos salões do cinco estrelas Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Vitória é a segunda cidade mais inovadora e com o melhor ambiente para a prática da inovação do Brasil. O título vem do Ranking 100 Open Startups, considerado o maior prêmio e mais relevante selo do segmento da América Latina.
O anúncio da Capital do Espírito Santo no pódio da listagem internacional foi feito em festa de gala na noite desta quarta-feira (18) nos salões do Copacabana Palace, cinco estrelas tradicional no Rio de Janeiro, e apurado em primeira mão pela Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada.
"É o ranking mais importante e reconhecido de inovação da América Latina. Vitória hoje saiu como a segunda cidade mais inovadora. É algo muito expressivo, que envolve todo um ecossistema inerente ao setor. Isso mostra que a nossa gestão acertou ao criar um ambiente que propiciasse e validasse esse tipo de iniciativa", comemora o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em bate-papo com este colunista assim que soube da listagem nesta noite (18).
Em tempo: a Capital ficou atrás só de Florianópolis e desbancou verdadeiras megalópoles na lista, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Santos. Em terceiro lugar neste ano ficou São Carlos, no estado de São Paulo.
Participam do mega evento mais de 750 atores do ecossistema de inovação, entre CEOs de startups e representantes de 25 cidades do País. Também batem ponto o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões; o presidente da Finep, Celso Pansera; o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen; e o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani.
O chefe do Executivo de Vitória ainda continua: "É algo extraordinário, Vitória foi a grande surpresa da noite. Saímos consagrados no Oscar da inovação do Brasil. É um momento de comemorarmos e amanhã já começarmos o caminho para ano que vem estarmos em primeiro lugar".
O Ranking 100 Open Startups é o maior e mais prestigiado ranking de inovação da América Latina, reconhecendo as corporações e startups que se destacam na prática da inovação aberta.
Desde a primeira edição, em 2016, registrou mais de 100 mil parcerias de negócios entre corporações e startups e cumpre, ainda, o papel de avançar e fomentar as ações ligadas à área da inovação no Brasil e região.