Evento com início às 8 horas na sexta-feira (24) é organizado pela Comissão de Direitos Humanos em parceria com ativistas da luta antirracista
Um dia inteiro dedicado a discutir medidas contra todas as formas de discriminação e combate à violência contra as pessoas afrodescendentes. É o que vai acontecer na sede do Legislativo capixaba na sexta-feira (24), durante a programação da 1ª Jornada Antirracista, em referência ao Novembro Negro, mês de conscientização em torno da causa.
Rodas de debates, oficinas, exposições, lançamento de livros e atividades artístico-culturais fazem parte da programação que tem início às 8 horas. O evento é promovido pela Comissão dos Direitos Humanos e será realizado em vários espaços da Assembleia Legislativa (Ales).
No encerramento dos trabalhos, haverá uma sessão solene marcada para 18h30, no Plenário Dirceu Cardoso, com o tema "Eliminar o racismo e enegrecer o poder", em que será entregue a Comenda Zacimba Gaba, concedida a personalidades que se destacam na luta em defesa da raça negra.
Convidados
Conforme a assessoria do colegiado dos Direitos Humanos um dos nomes confirmados para a jornada é o secretário de Acesso à Justiça do governo federal, Marivaldo de Castro Pereira.
Ele vai participar da mesa "Ó Deus, abençoe esse povo que mora no topo do mundo e toda família que acorda bem cedo e desce para trabalhar. É que eu moro no alto do morro, é que eu sou favela". O nome da mesa é um trecho da composição "Eu sou favela", do cantor e compositor Cesar MC. O espaço vai discutir sobre a violência, extermínio e segurança pública em relação ao povo negro.
Quem também participa da jornada é a vereadora Luana Alves (Psol/SP), psicóloga e voz ativa nas lutas antirracistas no país. Junto com representantes do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), do Fórum Estadual da Juventude Negra e do SLAM no Estado, a vereadora discute a participação política da juventude e os caminhos para enfrentar o racismo.
Os debates contam ainda com a participação da professora do Departamento de Psicologia da Ufes Luizane Guedes, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Ufes) e militante do Movimento Negro Unificado (MNU/ES).
Expressões afro
"Vamos trazer para a Ales diversas expressões do povo negro na produção política, social, científica, econômica, literária, culinária, filosófica e artística. Convidamos a todos a trazer o seu axé, pois a participação das comunidades é essencial neste evento", disse a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Camila Valadão (Psol).
Assuntos como educação e equidade, racismo religioso e comunidades quilombolas, além de oficinas de SLAM, estão entre os temas a serem explorados na jornada.
Outro destaque é uma master class com o cineasta André Félix, que pretende despertar nos jovens a vontade e a coragem de narrar histórias próximas à realidade deles.
Clique aqui para conferir a programação completa e se inscrever para participar das oficinas e debates.
Serviço
I Jornada Antirracista da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Quando: 24 de novembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 8 às 21h30
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Av. Américo Buaiz, 205 - Enseada do Suá.