TRABALHADOR

Morre tartaruga resgatada com anzol no esôfago em praia de Linhares

O objeto estava atrelado a um fio de náilon, que se prolongava para o restante do trato gastrintestinal. Animal havia sido resgatado na praia de Regência

Por Regional ES em 03/12/2023 às 08:30:17

Foto: Reprodução/Ipram

Uma tartaruga-cabeçuda fêmea, resgatada da praia de Regência, em Linhares, norte do Espírito Santo, em 26 de novembro, morreu após passar por cirurgia para retirada de um anzol no esôfago, na última quinta-feira (30). As informações são do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

O animal foi resgatado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras e apresentava uma marca de filamento na nadadeira esquerda, o que sugeria interação com pesca e afogamento.

THOMAZINE


A tartaruga, que pesava cerca de 94kg, foi levada ao Centro de Reabilitação por profissionais volantes do Centro Veterinário de Medicina Diagnóstica e Especialidades (CORUS) onde passou por exames durante a semana e foi constatada a presença do anzol no esôfago.

O objeto estava atrelado a um fio de nylon, que se prolongava para o restante do trato gastrintestinal.

"O animal foi anestesiado para a remoção dos artefatos. Inicialmente procurou-se remover o anzol pelo próprio esôfago, mas não foi possível. A segunda tentativa envolveu uma esofagostomia, que envolveu cortar a pele e acessar o esôfago por fora, exatamente no local onde o anzol se encontrava", relatou o Ipram em publicação nas redes sociais.
CRICARE
"O conforto que resta é que o animal recebeu atendimento especializado e medicações para dor em seus últimos dias", lamentou o Instituto.


Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
DENGUE

Comentários

CIDADE FM